sábado, 15 de setembro de 2018

Abertura da Exposição Memorial da Estação Férrea de Pelotas no IHGCL

Neste sábado, 15 de setembro, realizou-se à tarde, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Capão do Leão, a abertura da Exposição Memorial da Estação Férrea de Pelotas, com banners, videos, explanação e roda de conversas. O evento esteve sob a condução do doutorando em Antropologia pela UFRGS, Guillermo Stefano Rosa Gómez, e também contou com a presença do ferroviário aposentado Orlando Chagas. A exposição permanecerá na sede do instituto até outubro. É possível visitá-la terças e quintas-feiras no horário de atendimento do instituto ao público.













Histórias Curiosas LXVI

Amigo nosso de Arroio Grande conta-nos esta prosaica história curiosa acontecida em priscas eras na cidade vizinha, mais especificamente na Vila de Santa Isabel. Aqui reproduzimos para o folclore político gaúcho.

Candidato a vereador de Arroio Grande organiza um grande comício em Santa Isabel. Na época, tudo o que tinha direito é preparado: almoço, animação musical e distribuição de brindes. Cabos eleitorais não poupam esforços em deixar o ambiente mais atrativo para o eleitor. Na hora do discurso, o ilustre candidato a vereador critica acidamente as autoridades constituídas no município e o descaso com que o pobre povoado sofre nas mãos da administração local. O político empolga-se e passa a fazer uma espécie de jogral com o público que o assistia. Sobre o palanque, ele pergunta:

- Santa Isabel não tem energia elétrica, não é mesmo?

- Não! - respondia um coro meio tímido e desanimado.

- Não tem água encanada?

- Não! - repete a pequena aglomeração que se presta a ouvi-lo.

- Não tem telefone?

- Não tem estrada?

- Não tem segurança?

E o coro de negativas segue, impassivelmente. Após tanto ouvir a mesma resposta, o candidato esquece o decoro e emenda a pérola:

- Barbaridade! Mas Santa Isabel não tem m... nenhuma!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...