sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Granja de Arroz de Antônio Britto em 1974

Na área onde atualmente se encontra o Frigorífico Mercosul, que foi do Frigorífico Rio-Pel anteriormente, antes da data de inauguração deste último (1977), pertencia ao Srs. Antônio Britto e Lourival Lopes, que foram grandes orizicultores naquela região. Vários moradores do bairro Jardim América e do Corredor da Embrapa trabalhavam ali.
Cortesia: Sra. Abrilina Moreira Viegas

Armazém J. Porto na década de 1980

Armazém J. Porto, do Sr. José Ary Porto, no Loteamento Zona Sul, que hoje compreende a Churrascaria Princesa, no mesmo local. Foi o primeiro comércio daquela área, dado o Sr. Ary ter se estabelecido no loteamento em 1980.
Cortesia: Sr. José Ary Porto

Balneário de Piriapólis (Uruguay) na década de 1950

A planta original do bairro Jardim América, datada do início da década de 1950, nada mais é que o mesmo projeto do Balneário de Piriapólis, no Uruguay. Em ambos os casos o arquiteto que fez o desenho, Renato Salvini, pretendia a criação de áreas residenciais modernas, com muitas áreas verdes e, seguindo a tendência urbanística da época, com traçados que parecessem "obras de arte", de linhas sinuosas e convergentes. Seguramente, Piriapólis teve mais sorte em termos infra-estruturais que o bairro Jardim América, até mesmo que, embora idênticas, as duas formações urbanas atendiam a finalidades diferentes: no balneário uruguaio, o turismo; em Pelotas, um bairro popular longe da zona de enchentes.
Cortesia: Ugo Negroleone Salvini

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...