sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Histórias Curiosas L


João de Deus Nunes (1909-1973), também conhecido como Queca Nunes, foi um dos mais marcantes políticos da cidade de Canguçu, tendo sido prefeito por duas vezes daquele município. Conta-se a seu respeito, sua habilidade oratória, seu carisma e também algumas gafes que passaram ao folclore político da região. 

Um colaborador nosso, residente atualmente no bairro Saint-Hilaire, em Pelotas, mas filho da "Princesa dos Tapes", nos informa de alguns "quadrinhos" que presenciou quando jovem naquele município, enquanto Queca Nunes foi prefeito. 

1 - Nos discursos, ao se referir à Lei da Gravidade, o ex-prefeito sempre se esquecia e emendava o estranhíssimo "Lei da Gravidez". Uma das leis, inclusive, que o próprio Nunes quis revogar.

2 - Diante de um escândalo de desvio do leite na prefeitura de Canguçu, leite esse que deveria ser distribuído às famílias carentes, mas era surrupiado por alguns "amigos do alheio", o ex-prefeito teria pedido à equipe técnica da prefeitura que elaborasse um projeto do "leite encanado". Dessa forma, se impediria o desvio no processo de distribuição e o leite chegaria prontinho na casa de quem precisasse!

3 - Em 1966, um evento ímpar agitou a região, que se deu em função de um eclipse solar no hemisfério sul, o qual foi perfeitamente observável no sul do Brasil. Em razão do acontecimento astronômico, a cidade de Rio Grande recebeu uma grande comitiva de cientistas norte-americanos da NASA, que instalaram toda uma sorte de parafernálias no local para a observação do fenômeno e o lançamento de dois foguetes de pesquisa para coleta de dados mais precisos. De várias cidades da zona sul do estado do Rio Grande do Sul, saíram excursões e delegações oficiais de algumas prefeituras para se fazerem presentes no evento, pois também estavam altas autoridades das Forças Armadas. Isto é, não deixava igualmente de ser um evento político. Foi, então, que o prefeito João de Deus Nunes, querendo ao máximo estar presente no evento e representar o seu município, usando o fato de ser um dos próceres da ARENA na região telefona diretamente para um general do III Exército em Porto Alegre e propõe o impensável: se não havia como adiar o eclipse em alguns dias!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...