quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Álvaro José Gonçalves Chaves


Por Fernando Osório

"Nasceu em Pelotas, a 13 de setembro de 1861. Ramo pujante de uma árvore genealógica de vigorosa seiva. De seu ilustrado avô, Antonio José Gonçalves Chaves, de quem, por vêzes, se falou neste ensaio, e de seu pai o Dr. Antônio José Gonçalves Chaves (a cuja memória ilustre foi dada à antiga Rua Jatahy, como homenagem, a denominação - Gonçalves Chaves) herdou nobilíssimas faculdades de trabalho, de espírito e de caráter. 

Formado em Direito pela Faculdade de S. Paulo, em 1883, e lançado na vida pública, o talento forte e singular do jovem pelotense procurou dar forma ao seu ideal de liberdade e humanidade. Nestas condições, foi o fundador do Clube Republicano 20 de Setembro e redator-chefe de 'A República', de S. Paulo; um dos organizadores do Partido Republicano Pelotense, e um dos mais generosos e extremados propagandistas da abolição da escravatura. 

Promotor e membro da comissão que, em 1888, erigiu a Coluna Domingos de Almeida, no Areal, em Pelotas (Costa), considerada o primeiro monumento publicamente, no Brasil, consagrado ao ideal republicano, no regime monárquico. Foi um dos fundadores e redatores de 'A Federação'. Ao lado de Saldanha Marinho foi o verdadeiro reorganizador do Partido Republicano do Rio de Janeiro. Aí, em 20 de agôsto de 1885 fundou, ao lado de seus irmãos, os ilustres Drs. Bruno e José Chaves e de Romaguêra Corrêa, o Clube Republicano Sul-Rio-Grandense, que ao depois foi um dos melhores esteios do abolicionismo, e logo a 'Revista Federal', órgão doutrinário, que sustentou-se cêrca de dois anos.

Excursionou pelo Paraná e pelo interior do Rio Grande levantando a orientação republicana. Achando-se doente, seguiu para a Europa, e em Paris, teve a notícia da proclamação da República no Brasil, e regressou, vindo pela Espanha. Realizou, então, em Madrid, sob auspícios do notável Py y Margall, uma conferência política, memorável.

Recolheu-se ao lar e quando sua capacidade ia ser chamada para a colaboração junto ao novo regime, aqui faleceu em 22 de fevereiro de 1890. Prestou serviços a Pelotas; ainda persiste na lembrança dos contemporâneos o brilho de suas conferências políticas. Morreu muito moço, como se vê, mas teve a felicidade de ver, pouco antes de cerrar os olhos para sempre, realizados os seus sonhos: a abolição da escravatura negra, pela Lei de 13 de maio de 1888 e a redenção dos escravos brancos pela proclamação da República em 15 de novembro de 1889. Foi uma das mais risonhas esperanças que já floresceram em terras do Rio Grande."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...