sábado, 28 de setembro de 2019

A operação do Doutor Carlos Barbosa


"O dr. Carlos Barbosa

A Ordem, folha liberal de Jaguarão dá a seguinte noticia:

<<O sr. dr. Carlos Barbosa Gonçalves obteve hontem mais um triumpho com o importante apparelho do systema electrolise.

<<São bastante avultadas as operações realisadas por esse ilustre facultativo, obtendo em todas ellas o mais brilhante exito.

<<O operado hontem foi o sr. Estanisláo Feliciano de Lion, de 48 annos de idade, casado, morador em Piratiny. Soffria ha longos annos de um estreitamento organico da urethra, que já lhe havia determinado grande numero de fistulas urinarias, vivendo uma vida de martyrios, como facilmente se póde imaginar.

<<Em tal estado de desespero continuo recorreu ao sr. dr. Barbosa, afim de vêr se s.s. lhe devolvia aquillo que ha muitos annos não gozava - a saúde, e com esta a tranquilidade do espirito e do corpo.

<<Felizmente não foi em vão o sacrificio que fez de abalar-se do lugar de sua residencia para vir procurar em Jaguarão allivio aos seus sofrimentos.

<<Examinado pelo sr. dr. Barbosa resolveu-se este a realisar hontem a operação, que, como todas as outras que tem feito por tal systema, effectuou-se em alguns segundos, sem que o paciente soffresse dôr alguma e á hora em que escrevemos estas linhas sabemos que o operado segue perfeitamente bem.

<<Mais uma vez felicitamos ao illustre operador, assim como ao operado."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 12 de Dezembro de 1884, pág. 02, col. 04-05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...