quinta-feira, 6 de julho de 2023

Sobrenomes Piemonteses 08 - Sobrenome Rocca

 



Sobrenome de significado e abrangências igualmente abrangentes. De forma direta, pode ser um toponímico relacionado às diversas aldeias, municípios, antigos feudos, castelos, nomes de localidades, vilas e domínios com o nome Rocca (Rocha) como Rocca di Neto, Rocca Imperiale, Rocca di Cave, Rocca de Giorgi, etc.

A origem histórica dos Rocca originais parece indicar a Toscana no século XIV. Todavia, a forma Rocca chegou na Península Itálica também por meio de uma família nobre originária da Catalunha, na Península Ibérica. Os Roch ou Roc catalães chegaram na Península no século XIV. Vale dizer que esta é uma vertente distinta do sobrenome, sem relação sanguínea com todas as outras.

Para tornar ainda mais ampla a origem das diversas linhagens de Rocca na Itália, ainda tem os Roke do antigo reino medieval da França.

Quanto ao significado, além do toponímico expressado no primeiro parágrafo, Rocca pode então se referir à rocha, lugar rochoso, e seguindo: vincular-se ao vocábulo roca que designa o trabalho de fiandeiro, bem como no Sul designar castelo fortificado, fortaleza, torre fortificada (daí o movimento do roque no xadrez). Ainda pode ser uma aliteração do nome masculino Rocco (Roque em português), sendo então um patronímico.

Variantes: DELLA ROCCA, LA ROCCA , LARROCA (Sicília), ROCHETTA, ROCHETTE, ROCCHETTA, ROCCHETTE, ROCCHETI, ROCHETI, ROCCELLA, ROCCELI, ROCCELLO, dentre muitas outras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...