domingo, 7 de abril de 2019

História da Tequila


"A tequila leva o nome da cidade homônima situada no estado de Jalisco, assim como o champanhe tem o nome dessa região da França. Embora alguns outros estados também a reclamem, foi em Jalisco que a tequila nasceu e é onde as melhores são produzidas. A tequila resulta da destilação do agave azul, uma espécie de cacto azulado. Plantações de agave a perder de vista cobrem vales e encostas, criando um imenso tapete azulado. Pelo fenômeno e pela tradição, as plantações foram declaradas Patrimônio da Humanidade pelo UNESCO.

Ao contrário do que se pensa, a tequila não deve ser 'engolida', tampouco acompanhada de suco de limão. Deve ser bebida devagar em copo alto ou em taça bojuda. É a única maneira de apreciar o seu sabor. Conforme já citado, há três tipos principais de tequila: a branca, a reposada e a añeja. Elas variam quanto à cor e ao sabor, ambos adquiridos por processos de envelhecimento - a branca é a mais jovem.

Originalmente apresentada ao mundo em sua versão mais elegante como margarita, a tequila é encontrada em todo o país; mas para provar as mais autênticos não só existem destinos e haciendas especiais, como também uma ferrovia específica. O Tequila Express é um trem conhecido em todo o México. Para atravessar as plantações de agave azul do Vale de Amaltitlan, o trem parte de Guadalajara (a capital de Jalisco) com destino à Hacienda San Jose del Refugio. A viagem dura cerca de uma hora e meia.

San Jose del Refugio tem séculos de trabalho e tradição; seus pátios e jardins convidam o visitante a embarcar em uma viagem ao passado. A fábrica original está situada em um lugar mágico e é considerada um dos melhores destinos da tequila em todo o México. A Hacienda San Jose del Refugio é a sede de uma das principais marcas, a Casa Herradura, hoje conhecida internacionalmente pelo sabor refinado e pela alta qualidade. A apenas 40 minutos de Guadalajara, nas belas montanhas de Jalisco, esta a fazenda Mundo Cuervo. Por 200 anos aí viveu a família Cuervo. Hoje em dia, é possível fazer passeios vip que percorrem o processo tradicional da fabricação da tequila e as antigas instalações de Cuervo, onde nasceram o aroma, o sabor e a cor da aguardente. O passeio termina na destilaria, onde os hóspedes podem degustar a bebida em seu próprio ambiente. Tendo ao fundo as matas de Puerto Vallarta e da baía de Banderas, desviando um pouco do caminho chega-se à plantação de agave do Rancho Indio. Aqui, os visitantes acompanham todo o ciclo da planta, do plantio à colheita, processo que dura cerca de dez anos. Aí está também a Hacienda Quinta Sauza, do século 17, onde vivia outro nome importante da fabricação da bebida, a família Sauza. Famosa não só pela qualidade da bebida, mas pela autenticidade de sua cozinha, a hacienda está envolta em história e cultura da aguardente nacional. A visita à destilaria La Perseverancia encerra o passeio. Aqui, você pode acompanhar o processo de destilação e até tomar mais um gole da melhor aguardente do México."

Fonte: KASTELEIN, Barbara; NICHOLS, Richard; TAN, Anette; ZEE, Foo Mei. Guia México chic. São Paulo: Publifolha, 2008, pág. 34-35.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...