terça-feira, 23 de julho de 2019

Sobrenome Val


"Na obra 'Linhagens de Aragão', pode-se constatar que a linhagem e sobrenome Val são sobrenomes naturais do Reino de Aragão, cujo solar se encontrava na localidade de Abiego, na área da baronia de Antillón. A família era reconhecida como as das mais tradicionais fidalguias do reino. Deste núcleo original, procedem as ramais de Sesa, Barbastro, Ponzano e outros lugares aragoneses.

Julio de Atienza, Barão de Cobos de Belchite, em sua obra 'Nobiliário Espanhol', confirmando a história da linhagem na Península Ibérica, acrescenta que os primitivos ascendentes da alcunha aragonesa procediam da Bretanha, na França. Zurita, outro autor, esclarece que o primeiro 'Val' foi um nobre bretão que veio prestar serviços no tempo da Reconquista, recebendo por serviços prestados o senhorio de Abiego.

Já no ano de 1118 se sabe de um cavaleiro com este sobrenome que tomou parte na conquista de Zaragoza. Julio de Atienza também cita um santo local, Dominguito de Val, que sofreu o martírio numa povoação judia no ano de 1250. 

Etimologicamente, o termo 'val', comum aos idiomas castelhano, catalão e occitânico, é uma forma apócope da palavra 'valle', isto é, vale.

As formas Bal, do Vallle, do Vale, del Val, del Valle, del Vale, do Bal, del Bal, são aparentadas. Del Val é uma família importante historicamente que se estabeleceu na Galícia, na época em que essa foi incorporada pelo reino de Castela."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Ugarte


"Ugarte é um antigo sobrenome de origem basco, relativamente frequente e distribuído por toda a Espanha, embora sua principal concentração está no País Basco e Navarra. Procede do topônimo Ugarte, nome de várias localidades bascas, como Ugarte, Ugarte de Gatica, Ugarte de Valle (Viscaya), Ugarte-Berri (Guipúzcoa), etc. É formado a partir das palavras bascas ug- que significa 'água', e arte que significa 'espaço intermediário'.

Alguns estudiosos afirmam que as mais antigas famílias com o sobrenome Ugarte são de origem alavés e constituíam a linhagem mais antiga dos gamboínos. O primeiro de seus membros mencionados historicamente é Ayero de Ugarte, preboste de Orca.

Entretanto, o cronista Lope García de Salazar, considera que a linhagem de Ugarte teve origem num escudeiro do solar de Zumelzu, no vale de Arratia, Viscaya, que passou a residir em Ugarte."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Tabuenca


"Antigo sobrenome aragonês, que está associado à vila de Tabuenca, localizada na vertente oriental do rio Moncayo, correspondente ao distrito judicial de Borja, na província de Zaragoza. Portanto, um sobrenome toponímico.

As linhagens de Tabuenca se estenderão desde muito antigamente por terras aragonesas, especialmente pela província de Zaragoza. Algumas de suas ramais alcançarão a Nobreza.

De uma casa que houve antigamente na povoação zaragozana de Tauste, descendeu o religioso cisterciense Pablo Tabuenca, que viveu entre os séculos XVI e XVII. Foi professor no mosteiro de Santa Maria de Veruela em 1620, com muito destaque nos estudos de Teologia Ascética, Cânones Sagrados e Sagrada Escritura. Também foi abade do citado mosteiro de 1631 a 1640.

Nessa mesma época viveu Agustín Tabuenca, religioso franciscano que nasceu na própria vila de Tabuenca. Foi escritor e predicador oficial da província de Aragão.

Uma linhagem de Tabuenca, documentada desde do século XVIII, teve um solar estabelecido no povoado de Añon, na província de Zaragoza, e dela saiu Pablo Tabuenca, que, em 1738 ascendeu ao título de Infanção junto ao tribunal da Real Audiência de Aragão.

No Arquivo Geral Militar de Segóvia se conserva documentos de Dom Mariano Tabuenca y Lago, que foi tenente-coronel da Infantaria Espanhola no século XIX. No mesmo arquivo, contam-se os oficiais: Victoriano Tabuenca, da Infantaria, em 1808, nobre; Jan Tabuenca y Huerta, da Infantaria, em 1808, nobre; Mariano Tabuenca Lago, Infantaria, 1808, nobre."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.


Sobrenome Sagarra


"Este sobrenome tem ramais arraigadas nas mais diferentes zonas da Espanha, e dada a sua diversidade, não parece provável que exista entre todas elas vínculo de parentesco e sangue.

As vertentes mais importantes e abundantes se encontram na Catalunha e Aragão, embora também existiam casas antigas em Vascongadas, Galícia e Andaluzia. Conforme o 'Dicionário de Heráldica Aragonesa', este sobrenome se espalhou a partir da Catalunha até Aragão, quando documenta-se este fato durante a Baixa Idade Média.

Nesta linhagem, encontramos Don Martín de Sagarra, que foi oficial da Justiça de Aragão. 

O reconhecido genealogista Martin de Sagarra, indica que Segarra e Sagarra são o mesmo sobrenome e também o nome de uma comarca catalã. A palavra é de origem pré-romana, podendo ser uma derivação da palavra basca 'sagar' que significa 'macieira', denotando assim sua origem toponímica.

Também são conhecidas as formas Cegarra, de Sagarra e de Segarra."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia. 

Sobrenome Ramirez


"Antigo sobrenome patronímico ibérico, derivado do nome masculino Ramiro. Algumas das famílias de Ramírez, de diferentes áreas da Espanha, alcançaram a nobreza. Atualmente, o sobrenome está amplamente difundido em toda a Espanha e na América Latina.

Entre as casas com este patronímico de mais antiga e nobre origem, figura aquela que se radicava em Madrid durante o reinado de Afonso VI de Castela, e em Navarra aquela que procede da Casa Real daquele reino e que teve um senhorio na vila de Arellano, pertencente ao distrito judicial de Estella.

Segundo os dados recolhidos pelos heraldistas e genealogistas García Carraffa em sua obra 'O Solar Catalão, Valenciano e Balear', em Aragão existiram duas casas muito importantes com o sobrenome Ramiro, das quais descendem parte dos Ramírez do antigo reino aragonês. Outra parte passou a povoar os reinos de Valencia e Mallorca, posteriormente.

Conforme Bizén d'O Rio Martínez, outras linhagens importantes da família estão concentradas na localidades aragonesas de Huesca, Zaragoza, Ateca e Monreal de Ariza. O mesmo autor aponta a existência das formas compostas, também na mesma região, de linhagens como Ramírez de Ateca e Ramírez de Isuerre."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...