segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Sobrenome Chorão

 



De acordo com a obra O Livro de 10.000 Nomes de Sérgio Coqueijo G. Vianna, Chorão é um sobrenome português que corresponde à árvore homônima da família Salicaceae, também conhecida como sinceiro, vime, vimeiro e salso-salgueiro.

Chorão pode ser também um sobrenome de origem goesa (Goa, antiga possessão portuguesa na Índia), de natureza toponímica referente à Ilha do Chorão, presente nos domínios daquele local. Isso de acordo com a obra Influência & Trocas Ultramarinas entre o Brasil e outras possessões lusas, de Jorge Pires.

Por fim, Chorão pode ainda ser uma aliteração do termo catalão e occitânico choran que indica um antigo instrumento musical medieval semelhante ao alaúde.

Sobrenome Buzian



BUZIAN, BUZZIAN, BUZIEN, BUZZIEN, BOUZIAN, BOUZIANE, BOUZIANI - sobrenome patronímico do nome árabe "Bouziane", sendo que este é uma aglutinação dos termos "bû" (pai, homem) e "zayyân" ou "ziyyân" (muito bonito, belo, gracioso). Portanto, o significado é "homem muito bonito", "homem belo".


As formas BUZIAN e BUZZIAN são encontradas no norte da África, principalmente em Orã (Argélia), nas possessões espanholas de Ceuta e Mellila, e também são encontradas no sul da Espanha. BUZIEN e BUZZIEN são mais próprias da Catalunha e da Provença francesa. BOUZIAN, BOUZIANE, BOUZIANI são formas afrancesadas do original árabe, mas que também são encontradas na Argélia, Marrocos e Tunísia.

Encontrei esses dados por meio do Portal Geneanet da língua francesa e também no portal Heraldaria em espanhol. 

Sobrenome Lesser



LESSER em alemão é literalmente pequeno, menor. Refere-se à pessoa de baixa estatura, mas também serve para irmão mais novo, irmão caçula.


Existe uma vertente de LESSER que é judeu, no caso uma corruptela do nome hebraico Eleazar ou Eliézer, portanto um patronímico. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...