segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Vital Brazil


"Médico e cientista brasileiro (1865-1950). Nascido em Campanha (MG), era filho do tabelião José Manuel dos Santos Pereira Júnior, que 'tinha ideias originais a respeito de nomes': quando nasceu o menino, recorreu ao calendário e viu que era dia de São Vital. 'Bem, disse à esposa, Dona Maria Carolina, o menino vai chamar-se Vital Brazil Mineiro da Campanha', pois nascera naquele dia, em Minas e em Campanha. 

Formado em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, clinicou depois em várias cidades paulistas, dando combate a diversas epidemias. Já casado com uma prima (Maria Conceição Filipina de Magalhães) e residindo em Botucatu, instalou nesta cidade um pequeno laboratório, onde iniciou estudos sobre o ofidismo: por essa ocasião andava muito impressionado com o grande número de pessoas que morriam vítimas de mordeduras de cobras. Nomeado ajudante no Instituto Bacteriológico do Estado, então dirigido por Adolfo Lutz, 'conseguiu imunizar animais com venenos de serpentes do Brasil, obtendo um soro específico e depois um soro polivalente aplicável nos casos em que a mordedura fosse proveniente de cobra desconhecida'. 

Em 1899 viajou para Santos, a fim de combater uma epidemia de peste bubônica, que ele próprio contraiu e da qual quase morreu. Em seguida foi ao Rio de Janeiro auxiliar Osvaldo Cruz no combate à febre amarela, à varíola e à malária. Por essa época, resolvera o Governo criar na Fazenda de Butantã, às margens do Rio Pinheiros, em São Paulo, um laboratório para a preparação de soros e vacinas, chamando para a sua direção o Dr. Vital Brazil. Dirigiu esse laboratório até 1919, quando o presidente do Estado do Rio de Janeiro o incumbiu de fundar, em Niterói, o Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária, posteriormente chamado Instituto Vital Brazil. Em 1924 voltou à direção do já então chamado Instituto Butantã, e, em 1927, do Instituto Vital Brazil, onde permaneceu até a morte, por todos considerado um dos grandes apóstolos da Ciência e autêntico benfeitor da Humanidade."

Fonte: Dicionário Cívico-Histórico Brasileiro, 1980.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...