sábado, 25 de novembro de 2023

Um caso cômico em Montenegro

 



Caso comico

O Progresso de Montenegro, publica a seguinte noticia, que fornece assumpto para uma boa farça:

"O sr. Leonardo Ernzen, morador na picada Langschneiz, no 6o. distrito deste municipio preparou em dias da semana passada um grande varal de linguiças, que depositou em sua cosinha.

Tres amigos, Damião, Mathias e João, combinaram suspender, em uma das ultimas noites, com todas as linguiças do sr. Ernzen.

Tendo, porém, elles recusado para socio da empresa um quarto companheiro de nome Leonardo, que não convinha por ser muito indiscreto; este despeitado, com a exclusão que soffrera, dirige se ao sr. Ernzen e desvenda-lhe a projectada falcatrua que o ameaçava em suas linguiças.

O sr. Ernzen logo formou um plano de fórma a apanhar esses marrecos e não lhe foi difficil achar um meio.

No sotão da cosinha onde se achava o almejado e appetitoso varal, foram postados um filho do sr. Ernzen e Leonardo, o traidor, ambos munidos de muitos baldes d'agua fria. Junto aos baldes cheios collocaram muitas latas de kerosene, vasias.

O dono da casa e um outro companheiro, armados de espingardas, ficaram á espreita na estrada por onde deviam passar os pianistas.

Assim dispostas as cousas ficaram todos na expectativa.

Geava, e o frio da noite, intenso e penetrante, fazia as vedetas bater o queixo.

Enfim, surgiu na curva da estrada o vulto da commandita, que se approxima a passo lento, rompendo a densa treva.

Pouco além do sitio onde estavam o sr. Ernzen e o seu companheiro, os meliantes amarraram os cavallos e a pé tomaram a direcção da cosinha, onde penetraram por uma pequena janella que propositalmente ficara aberta.

Eil-os na escuridão, tacteando silenciosos.

Mãos avidas tocavam já as roliças conservas.

Subito, de alto, desandam catadupas d'agua gelada; latas vasias, jogadas com força, caem com estrondo infernal sobre os infelizes. Correm, topando-se uns com os outros, caem, esmurram-se e do alto chove agua e chovem latas de kerosene vasias!

Era um chaos!

Por fim um delles atina com a janella e os outros, quaes cabritos, seguem-no numa disparada louca, em direcção aos cavallos.

Mas oh! Decepção! Os animaes estão sem estribos, sem freios, sem rabichos e sem pellegos!...

Desde logo suppondo que todos estes desastres eram causados pelo dono da casa, resolveram procural-o logo e pediram-lhe mil desculpas pela tentativa que tinham feito.

O sr. Ernzen recebeu-os cordealmente, devolveu o que tinha tirado aos cavallos, offerecendo ainda aos meliantes uma chicara de café e um assado da maldita linguiça, que tanto barulho occasionara, deixando-os depois ir em paz.

É o caso: Ir buscar lã..."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 13 de Junho de 1903, pág. 01, col. 03

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...