quarta-feira, 8 de julho de 2020

Sobrenome Pimentel


"PIMENTEL - Sobrenome português. Pode ser de origem italiana. Documenta-se em 1250. Há quem afirme ser esse sobrenome comum na Espanha e na Holanda. Vasconcelos explica essa primitiva alcunha por 'o que tem rosto avermelhado, o que tem nariz como pimentão'. Primitivamente deve ter sido Pimentello.

Parece que os Pimentéis da Espanha são descendentes de Dom João Afonso de Pimentel, cavaleiro português que chegou à corte de Castela, desterrado por seu rei. Foi protegido por Dom João de Castela.

Há quem explique ter sido primitivamente alcunha, dada por Afonso III (1210-1279) ao eu moço fidalgo Vasco Martins de Novais, em vista de sua esperteza e alacridade de ânimo.

Segundo Vilas Boas e Sampaio, é solar desta família a Torre de Novais, no reino da Galícia, donde passaram à conquista de Portugal no tempo dos primeiros reis lusos. Procedem de Martim Fernandes de Novais. São cabeças desta família os Condes de Benavente."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 19 de Novembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Lira


"LIRA - Sobrenome espanhol, que provém de 'lira' e que significaria 'rego' ou 'sulco'. Por influência do instrumento musical, que tem o mesmo nome, no passado escrevia-se LYRA."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 16 de Julho de 1993, pág. 02

Sobrenome Bermudes


"BERMUDES - Patronímico de Bermudo ou Vermudo. Os Bermudes de Portugal procedem de Cristóvão Bermudes, que serviu a El-Rei Dom Afonso V na guerra de Castela. Afonso V reinou de 1431 a 1481.

Personalidade: D. João Bermudes, eclesiástico português (falecido em 1570)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Agosto de 1990, pág. 03

João Bier


"Registro mortuario

Á noite passada falleceu o inditoso joven João Bier, contando apenas 19 annos de idade.

Era empregado em uma casa commercial d'esta praça e filho do nosso co-religionario Leopoldo Bier.

Deplorando o acontecimento, apresentamos os nossos pezames á desolada familia do morto."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 10 de Outubro de 1891, pág. 01, col. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...