segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão convida para Jantar Comemorativo de seu VII Aniversário


Divulgação.

Sobrenome Palomares


"Os estudiosos de Onomástica coincidem que as formas Palomar e Palomares tem a mesma origem, da mesma forma que atribuem que sua procedência é aragonesa. Alguns afirmam que os Palomares são originais das Montanhas de Burgos, enquanto outros identificam uma ascendência na Catalunha, cujo antigo solar foi verificado na Barcelona medieval, bem como se argumenta a possibilidade de uma origem andaluza, visto ter existido ali um antiga linhagem denominada 'Palomeque'.

Segundo Pedro Vitales, em todos os casos, Palomar ou Palomares é um sobrenome toponímico. Palomar é um tipo de construção de origem medieval na Península Ibérica que servia para abrigar pombos, portanto, um pombal. Vide link na Wikipedia em espanhol 

Um antiga casa do sobrenome se radicou na localidade de Angües, na província de Huesca."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Ramón


"O sobrenome patronímico Ramón é muito frequente do ponto de vista histórico, tanto em Castela, quanto na Catalunha e em Aragão, desde a Idade Média, visto o uso extraordinariamente comum do nome em homens. 

Etimologicamente, Ramón é a forma castelhana para o nome germânico Raginmund (que derivou também o nome Raimundo), composto de 'ragin' (=conselho) e 'mund' (=proteção), cujo significado é 'aquele que dá conselho e proteção'.

Sabe-se que houve um bom número de solares na Península Ibérica do sobrenome Ramón, sendo que há indícios que as primeiras linhagens nesta região da Europa são procedentes da França. 

Em Aragão, os principais solares fidalgos foram estabelecidos em Paracuellos de la Ribera, em 1585, Somontno Oscense, no século XVI, em Alcubierre, em 1718, e em Espierre."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Oliván


"Antigo sobrenome toponímico relacionado a dois lugares de igual nome, um no distrito judicial de Arnedo, na província de La Rioja, e outro no município de Biescas, na província de Huesca.

Do solar aragonês de Oliván saiu um ramal que fundou novas casas na localidade de Javierre del Obispo, no ajuntamento de Olván; na localidade de Asso de Sobremonte, no distrito de Jaca; e na localidade de Castejón de Valdejasa, no distrito judicial de Egea de los Caballeros, na província de Zaragoza. Também houve casas importantes da linhagem em Loscorrales, Lamata, Abiego e na cidade de Huesca.

A linhagem dos Oliván de Javierre del Obispo, levantou sua casa na calle de la Calzada, com oratório próprio e escudo original.

Alcançaram a condição de Infanções perante a Real Audiência de Aragão os seguintes membros da família: Pablo Oliván, residente de Almudévar, em 1794; Jorge Oliván, residente em Javierre del Obispo, em 1773; José Oliván, residente em Castejón de Valdesaja, em 1776; e Martín Oliván, residente de Loscorrales, em 1653.

Segundo Endika de Mogrobejo, a origem etimológica de Oliván procede do vocábulo basco 'olibán' que significa samambaia, designando, portanto, um lugar de muitas samambaias. Entretanto, outro autor, Corominas, afirma que Oliván é um patronímico derivado do antigo nome pessoal 'Olipan', que possui origem grega.

Outros ramais importantes do sobrenome: Castejón de Sobrarbe, Abiego, Igriés, Lanaja, Sariñena e Zuera."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Navarrete


"Uma das mais antigas e fidalgas famílias com este sobrenome teve sua origem na província de La Rioja, sendo um toponímico diretamente associado à vila homônima no distrito de Logroño. Desde o fim da Idade Média, a citada vila foi o nascedouro de muitos cavaleiros que tomaram parte em vários eventos bélicos da história da Espanha.

Em Aragão, a linhagem dos Navarrete mais notável teve assento no povoado de Híjar, desde o século XVIII.

Também há importantes casas com este sobrenome na própria La Rioja, em Navarra e Andaluzia. Os Navarrete de Baeza, na província de Jaén, são resultado das campanhas de Reconquista, tendo herdado as terras daquela região no século XIII."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Soteras


"Soteras ou Soteres são formas encontradas em documentos antigos, indicando que são sobrenomes com a mesma raiz etimológica. Atribue-se a origem destes dois sobrenomes à área medieval de Aragão e Catalunha.

Houve uma primitiva casa solar de Soteras na vila de Undués Pintano, na província de Zaragoza, da qual descende o cavaleiro Infanção Pedro José Soteras, que alcançou sua condição de fidalguia em 1782 perante a Real Audiência de Zaragoza.

Houve outros solares de Soteras na província de Zaragoza. Deste núcleo principal surgiram ramais que se espalharam por La Rioja, Navarra, Cataluna, Castela e Andaluzia.

Etimologicamente, Soteras provém da palavra aragonesa 'sotera' - uma espécie de enxada usada para revolver a terra."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...