terça-feira, 2 de outubro de 2018

Histórias Curiosas LXIX

Eleições municipais de 1992 em Pelotas e um dos candidatos favoritos na disputa para prefeito era Hélio Carneiro (nome intencionalmente fictício). Representando uma grande coligação, Hélio corria a cidade em vigorosa campanha, cercado de inúmeros apoiadores e cabos eleitorais. Não houve bairro ou vila que na ocasião fosse ignorado.

O Eduardo Jim (outro nome fictício) era candidato a vereador pelo mesmo partido de Hélio Carneiro. Colocava-se como representante do Sítio Floresta - bairro que, naquela época, ainda podia ser comparado a um "arrabalde da cidade" devido à sua distância do núcleo principal da urbe, embora atualmente esteja maior e mais bem estruturado. Para alavancar sua popularidade com seus conterrâneos, Jim resolveu "grudar" no Hélio e organizou um saboroso almoço-comício no bairro com a presença de seu candidato a prefeito.

No dia marcado, o Sítio Floresta é invadido pela trupe de Hélio Carneiro, com Eduardo Jim atônito e concentrado, tentando se aproximar do momento da melhor forma possível. O almoço é servido, brindes, adesivos e santinhos são distribuídos, jingle da campanha tocando em caixas de som e Hélio Carneiro prepara-se para discursar. Após as usuais palavras de bajulação aos habitantes do local, Carneiro resolveu perguntar ao povo presente qual seria o principal problema do bairro.

Uma senhorinha levanta a mão e reclama dos buracos das estradas de chão batido comuns no bairro. Hélio não se intimida e tenta animá-la com uma resposta preparada:

- Pois vamos resolver o problema dos buracos. É possível passar a patrola e colocar saibro nas ruas. Podemos também criar também um projeto para calçar a rua principal, pelo menos. E por que não, asfaltar? Um bom projeto pode conseguir recursos em Brasília. Olha que temos uma amizade com o deputado Fulano - que muito tem ajudado nossa região.

Neste momento, um senhor alemão interrompe o candidato e complementa:

- Não é somente por causa dos buracos, seu Hélio! Os buracos aparecem por causa dos alagamentos. Os alagamentos no bairro tem sido a nossa principal dor de cabeça. Não dá para sair de casa e as ruas ficam puro barro.

O candidato não perde tempo:

- Mas vamos resolver o problema dos alagamentos, vamos nos precaver contra as chuvas. Temos ótimos engenheiros na nossa equipe que, no futuro governo, se Deus quiser, trabalhando conosco, vamos criar um eficiente sistema de escoamento da água das chuvas. As valetas estarão sempre limpas.

Nisso, um magrinho lá atrás não se contém e é obrigado pela própria consciência a se manifestar:

- Mas, "seô" Hélio, as valetas que tem aqui no bairro até que funcionam direitinho quando chove, o problema é á água que desce para cá quando alagam as granjas de arroz do senhor!

Conhecido orizicultor da região, Hélio Carneiro era dono de hectares e hectares de lavoura nas circunvizinhanças do bairro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...