sexta-feira, 8 de setembro de 2017

José Pinto Martins

Arroio Pelotas

Por Fernando Osório

"Foi o criador da indústria saladeiril no Rio Grande do Sul. Cabe-lhe a primazia na fundação da hoje bela e adiantada cidade de Pelotas. Em 1780 estabeleceu uma charqueada sobre a margem direita e à cerca de uma légua da foz do Rio das Pelotas; os seus negócios aumentaram de forma a exigir maior instalação e capital: constituiu por isso a firma de José Pinto Martins & Comp. 

A charqueada, promovendo já fixação de gente pelos arredores, foi também exemplo e animação para outros empreendedores, que lançaram-se à exploração da mesma indústria. Do estabelecimento de José Pinto Martins irradiou pois, sem contestação, a fundação. 

Pinto Martins obteve um fácil sorriso da sorte. 'A xarqueada, iniciativa que lhe cabe na criação dessa industria no Brasil meridional, foi uma solução econômica, consentânea com as necessidades da época. . Ele que, no Ceará, aprendera o preparo da carne do sertão, sendo um dos retirantes da calamitosa seca de 1777, a estas plagas aportara em busca de melhor fortuna. E chegou a propósito. As reses que vinham sendo abatidas para consumo próprio eram as que, até então, tinham carne e gordura utilizadas na alimentação humana; outras eram sacrificadas simplesmente para o aproveitamento único dos couros que, por possuírem valor venal, eram estaqueados nos campos, e secos ao sol, para serem exportados. Do gado tudo o mais se perdia. A procura do xarque, desde que ele se apresentasse nos mercados consumidores, tinha de ser grande, não bastando toda a produção possível naquela época para suprir às necessidades de um sempre crescente consumo, em concorrência ao bacalhau, segundo as exigências da introdução de escravos, em ondas avultadas, nas fazendas das Capitanias do norte e centro do País. Insuficiente para satisfazer a procura tornara-se a produção da carne seca do Ceará que fora até então fornecedor único. Aproveitando as circunstâncias que o rodeavam, na terra que o agasalhava, José Pinto Martins montou uma indústria que foi além das suas previsões, frutificando o seu exemplo, promovida a valorização dos gados, que passaram a ter a sua cotação definitiva'.

Até 1824 subsistia ele, ativo, pois, nesse ano ainda, foi Juiz-Provedor da Irmandade do S.S. Sacramento. Faleceu em 1826 com perto de oitenta anos. Gratidão e honra à sua memória!"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...