domingo, 21 de julho de 2019

Sobrenome Yuste


"Yuste ou Iuste é um sobrenome espanhol de origem basca. O historiador Jaime de Querexeta aponta que é originário do Reino de Navarra enquanto que Julio de Atienza opina que possivelmente seja da zona norte de Rioja, quando esta era bascófona, ou ainda de Guipúzcoa. Segundo Roberto Faure o sobrenome provém de Juste, que por sua vez seria uma variante do nome masculino Justo.

Existe na Extremadura um povoado chamado Cuacos de Yuste, onde existe o famoso Monastério de Yuste. O povoado tomou recentemente esta denominação por causa da fama do mosteiro. O mosteiro teria tomado este nome por causa de um rio próximo chamado Vercelejo, curiosamente também chamado Yuste. Não se sabe se o nome do rio guarda relação com o sobrenome.

O sobrenome pode ter surgido em Navarra ou La Rioja, para logo extender-se pelo restante da Península Ibérica. Francisco Zazo de Ulloa assinala que a primitiva casa solar de Yuste radicou-se em Guipúzcoa. O sobrenome primeiramente se expandiu por toda a Castela e com o avanço da Reconquista ao sul, estabelecendo-se também na Andaluzia. Julio de Atienza indica que alguns cavaleiros com sobrenome Yuste tomaram parte da conquista de Jerez de la Frontera, onde construíram ali um solar. Na localidade vizinha de Arcos de la Frontera, também se estabeleceu um solar de uma família Yuste.

Outra linhagem radicou-se no Reino de Aragão, principalmente em Arbesa ou Artesa, desde 1626. Segundo Endika de Mogrobiejo, outro Yuste procedente de Aruej foi cavaleiro nas Cortes Gerais do Reino de Aragão no mesmo ano. Também nas Ilhas Canárias se verifica a existência deste sobrenome. 

Já no século XVI há membros da família nas Américas."




Sobrenome Barahona


"Barahona, Baraona ou Varona (em basco, Baraona ou Barona) é um sobrenome toponímico de origem basca.

Originalmente provém da cidade de Barahona em Castela, na província de Soria, de onde se espalhou pelo restante da Espanha e consequentemente para as Américas.

O significado de Barahona seria a aglutinação das palavras bascas bara, que corresponde a árvore ou monte, e ona, que corresponde a bom ou bem.

Entretanto, segundo Pedro Javier Fernández-Pradel, Barahona, Baraona ou Barona significa 'boa lança' em basco, utilizando outra interpretação para a primeira parte da palavra."


Sobrenome Zumalabe


"É um sobrenome toponímico basco originalmente de Balmaseda (Vizcaya, País Basco, Espanha).

Família de ferreiros, caldeireiros e comerciantes de cobre de Balmaseda no século XV e séculos seguintes. No século XVI, um ramo passou a Vitória, ocupando cargos importantes em Aduana del Mar, inclusive no conselho da cidade.

Zumalabe é composto de zume (vime em basco) e Olabe (moinho ou siderurgia em basco). Existia uma siderurgia situado junto à ilha de La Mimbrera, no rio Cadagua, que forjava caldeiras de cobre, que deu origem à família."


Fonte adaptada: https://es.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Portada


Sobrenome Aguirre


"É um sobrenome muito antigo de origem basca e um dos muitos da nobreza basca. 

Acredita-se que etimologicamente vem da palavra basca ageri que significa manifesto, notório, patente ou descoberto. É um sobrenome relativamente abundante e cuja origem não pode ser atribuída a um local específico, já que há evidências de linhagens familiares chamadas Aguirre em dezenas de cidades diferentes no País Basco. Isso sugere que era um termo comum usado para se referir a casa que ocupavam uma parte dominante da terra, que eram especialmente visíveis e expostas; o que fez com que muitas cidades do País Basco tivessem (e ainda tenham) uma casa chamada Aguirre.

No País Basco e Navarra, há o sobrenome Agirre, que é uma variante moderna escrita de acordo com a ortografia basca.

Em Guipúzcoa, a linhagem mais antiga está localizada. Já em 850, os cavaleiros desta família acompanharam o rei Ramiro I na Batalha de Clavijo. Há também notícias de outros Aguirre em Tolosa (1346) e Isasondo (1399).

De Guipúzcoa há casas deste sobrenome em Gaviria, Azpeitia, Escoriaza, Anoeta, Villarreal de Urrechu, Legorreta, Asteasu, Zarauz, Regil, Oyarzun, Vergara, Ichaso, Alcibar, Zumarraga, Goyaz, Legazpi, Larimuz, San Sebastian, Placencia, Gainza, Isasondo, Motrico, Beasain, Usurbil, Alquiza, Olavarrieta, Aduna, Albistur, Andoain, Mondragón, Elgueta, Astigarreta, Deva e Ataun.

Em Viscaya há casas de Aguirre em Abadiano, Arrigorriaga, Berango, Bermeo, Berriz, Durango, Garayeta, Guernica, Ispáster e Lequeitio.

Em Álava existem casas em Amurrio, Izoria, Lierna, Murga, Salvatierra, Vitória e Zalduondo.

Casas de Aguirre em Navarra existem em Arizkun, Ibargoiti, Oco e Bera.

Os Aguirre espalharam-se por toda a Península Ibérica, participando ativamente da Reconquista."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...