sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Sobrenome Varejão


"VAREJÃO - Sobrenome português metanímico, surgido primitivamente como alcunha. Segundo Moraes: 'vara grande'. É uma referência à estatura elevada de uma pessoa."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 07 de Maio de 1994, pág. 03

Sobrenome Vanderley


"VANDERLEY - Sobrenome holandês toponímico: Van Der Ley ou Van Der Lei. Significa: 'das ardósias, das lousas'. Também pode significar 'da família dos que trabalham em ardósias'.

Em Pernambuco, Kaspar Von der Ley, natural da Alemanha, em serviços na Holanda, passou a Kaspar Van Der Ley. Convertido ao catolicismo, casou-se com a pernambucana Dona Maria de Melo, tendo deixado descendentes.

A forma VANDERLEY, por esta razão, não pode também deixar de ser considerada um sobrenome brasileiro."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 07 de Maio de 1994, pág. 03

Eufrasia Alves Paes


"Registro mortuario

(...)

De uma enfermidade do coração, falleceu hontem a exma. sra. d. Eufrasia Alves Paes, que em nossa sociedade gosava de merecida estima e respeito de todos aquelles que tiveram occasião de apreciar-lhe as virtudes.

A finada contava 67 annos de idade e era viuva do capitão de fragata Manoel de Oliveira Paes.

Foram bastante concorridas as cerimonias religiosas da encommendação, effectuadas hoje, ás 9 1/2 do dia, na capella do Senhor dos Passos.

Aos nossos amigos Ernestino e Joaquim Raymundo de Oliveira Paes, as expressões do nosso pezar pelo passamento de sua veneranda progenitora."

A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 06 de Fevereiro de 1892, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...