quinta-feira, 30 de maio de 2019

Histórico do Município de Paranágua/PR


"Etimologia. Paranaguá. De origem tupi, existindo definições diferenciadas de autores. 'Paranaguá'... enseada do mar, baía, porto (Francisco da Silveira Bueno); 'Paranãguá'... enseada do mar, foz, desembocadura de rio caudaloso (Luiz Caldas Tibiriçá); 'Pa'ra'... mar + 'nã'... semelhante... mar + 'guá'... baía, golfo, reentrância: reentrância do mar (Orlando Bordoni); 'Paraná'... semelhante ao mar + 'guá, cuá', baía ou enseada de mar (Francisco Filipak); o Carijó (guarani), povo indígena que habitava por toda a extensão do litoral paranaense denominava o lugar de 'Pernagoá' ou 'Parnaguá', que significa, grande mar redondo.

Origem histórica. Paranaguá tem a prerrogativa de ser o primeiro município fundado no Paraná, fato que se deu através de Carta Régia, de 29 de julho de 1648.

Paranaguá cresceu tanto que no ano de 1660 foi transformada em Capitania, sendo Gabriel de Lara nomeado ouvidor, alcaide-mor e capitão-mor. A Capitania de Paranaguá foi extinta em 1710, e anexada à de São Paulo.

Por Provisão de 21 de agosto de 1724, foi nomeado o primeiro ouvidor pós Capitania, o dr. Antônio Alves Lanhas Peixoto. A ouvidoria de Paranaguá compreendia todo o sul do Brasil, até o Rio da Prata (inclusive a República do Uruguai), estando sob sua jurisdição as vilas de Iguape, Cananéia, São Francisco, Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis), Laguna e Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba.

A 20 de novembro de 1749 iniciou-se a desagregação do imenso território parnanguara, com a criação da ouvidoria de Santa Catarina.

Em 1812 foi criada a comarca de São Pedro do Rio Grande do Sul, sendo que nesta mesma data a sede da ouvidoria de Paranaguá foi transferida para Curitiba.

A partir de 29 de novembro de 1832, as ouvidorias foram extintas, sendo que neste período iniciava-se a tomada efetiva de povoamento dos Campos Gerais.

(Nota do editor: Pertencente a Paranaguá, a Ilha do Mel, por sua localização estratégica era considerada de vital importância na defesa do Porto Dom Pedro II, desde o século XVIII. Por ordem de Dom José I foi construída em 1767 a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres ou Fortaleza da Barra, com o objetivo de garantir a segurança da região e do porto por onde eram embarcados produtos extraídos do continente como a madeira, erva-mate e o ouro. Em 1872 foi erguido o Farol das Conchas por ordem de Dom Pedro II, com a finalidade de orientar os navegadores da região. O farol é todo feito em ferro fundido e considerado uma das grandes obras de engenharia da época. Sua escadaria com centenas de degraus leva a um dos mais belos locais do litoral paranaense, que proporciona visão a toda a região e serra do mar.

São conhecidas três versões sobre a origem de seu nome. 1) Antes da Segunda Guerra Mundial, a ilha era conhecida como a ilha do Almirante Mehl, que lá se dedicava à apicultura. 2) Marinheiros aposentados viviam na ilha e dedicaram-se à apicultura, produzindo uma quantidade suficiente para a exportação do produto até a década de 1960. 3) A água doce existente na ilha contém ácidos húmicos, que a deixa com uma coloração amarelada, semelhante à cor do mel. Oficialmente, a ilha era chamada de Ilha da Baleia, até o final do século XIX)."

Fonte: FERREIRA, João Carlos Vicente. Municípios paranaenses: origens e significados de seus nomes. Curitiba/PR: Secretaria de Estado da Cultura, 2006, pág. 222-223.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...