sábado, 18 de julho de 2020

Sobrenome Perantunes


"PERANTUNES - Sobrenome português composto de 'Pero' (forma arcaica do nome Pedro) e 'Antunes' (patronímico de Antônio)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 12 de Novembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Louredo


"LOUREDO - Sobrenome português toponímico. Vem do latim 'Lauretus' e significa 'pequeno bosque de loureiros'. Também é nome de localidade em Portugal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 06 de Agosto de 1993, pág. 02

Sobrenome Couto


"COUTO - Toponímico. Significado: terra e defesa privilegiada. Lugar de algum senhor onde não entravam as justiças do rei; mas regia-se por seus juízes e tinha outros privilégios. Vem do latim 'cautus'.

O couto era uma porção demarcada antigamente, em Portugal, por autoridade do rei, com certos privilégios e isenções, com determinados foros e pensões, para o senhor direto e com justiça próprias. Estas jurisdições foram abolidas em 1790. Havia coutos dos mosteiros e dos fidalgos e coutos do reino ou de homiziados. Estes eram usado para refúgio de malfeitores, que neles não podiam ser presos e nem perseguidos ou importunados. Foram coutos de homiziados: Caminha, Freixo-de-Espada-à-Cinta, Marvão, Miranda, Moudar, Pena Garcia, Sabugal, Castro Marim, etc. Os mais importantes coutos dos mosteiros eram os de Alcobaça, que se estendiam por uma área bastante considerável.

Personalidades: Diogo do Couto, historiador português (1542-1616); Joaquim José Vieira do Couto, cientista brasileiro (1752-1827); Miguel de Oliveira Couto, médico e cientista brasileiro (1865-1934).

COUTINHO - Toponímico. Diminutivo de Couto.

Personalidades; Antônio Luiz Gonçalves da Câmara Coutinho, fidalgo português, herdou a capitania do Espírito Santo (1638-1702); Bento do Amaral Coutinho, aventureiro português responsável por atos de crueldade nas Minas Gerais, em 1706, no Rio das Mortes; Francisco de Sousa Coutinho, diplomata português (1680-1724); Gonçalo Coutinho, viveu no século XVI, historiador, poeta e genealogista português; Guteres Coutinho, fidalgo português do século XV."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 31 de Julho de 1991, pág. 02

Francisco Montaldo


"Registro mortuario

Em Jaguarão falleceu o cidadão Francisco Montaldo, de 70 annos de idade, vice-consul italiano.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 23 de Outubro de 1891, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...