sábado, 25 de julho de 2020

Sobrenome Peçanha


"PEÇANHA ou PESSANHA - Sobrenome português, de origem italiana, de Gênova. No século XIV escrevia-se 'Peçagno'. Supõe-se, por isso, que venha de Pezzagna.

Diz Pedro de Azevedo: 'O primeiro Peçanha de Portugal foi o almirante Lançarote, no século XIV, filho de Manoel Pezagno, genovês, também almirante a serviço de Dom Dinis, para organizar a marinha portuguesa. Dos resultados a que chega o sr. Almeida Pessanha (J.B. de Almeida Pessanha, Os Pessanha e sua Descendência, 1923) despreende-se que ainda se ignora presentamente de qual das duas famílias italianas provém os nossos Peçanhas, apesar de haver notícias documentadas da existência em 1303, em Gênova, de Manuel Pessanha. A mesma indecisão reina a respeito da verdadeira ortografia, e nada, segundo julgo, conhecemos da etimologia do apelido.

De um neto de Manuel Pessanha, chamado Anão, provém a geração de todos os Pessanhas portugueses, estabelecidos primeiramente em Elvas, donde irradiaram para o Alentejo e para o Viseu e daqui para Trás-Os-Montes, a cujo ramo pertence o autor do livro. No Algarve, Marrocos e Brasil tiveram e tem os Pessanha larga representação. 

A forma Pessanha encontra-se já no século XVI em Castanheda e a ela devem reportar-se os Pessanha que hoje a usam."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 29 de Outubro de 1993, pág. 02

Sobrenome Lustosa


"LUSTOSA - Sobrenome português toponímico. Pode originar-se de Lustosa, que seria o mesmo que lustrosa, isto é, luminosa, cheia de lustro. É também nome de uma freguesia de Portugal do Concelho de Lousada, Porto.

O guarda-mór Francisco Martins Lustosa, de quem descende a família Lustosa do Paraná, era natural de Santiago de Lustosa, arcebispado de Braga, Portugal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 20 de Agosto de 1993, pág. 02

Sobrenome Arraiolos


"ARRAIOLOS - Toponímico. É diminutivo de arraial, arraia. Conselho e vila de Portugal, província de Alentejo, a 21 quilômetros de Évora. Chamava-se Calantia, cuja fundação é atribuída aos gauleses e celtas, por volta de 360."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 01 de Julho de 1990, pág. 03

Maria Pereira Guimarães


"Registro mortuario

(...)

Falleceu em Pelotas d. Maria Pereira Guimarães, natural de Portugal, esposa do sr. Manoel de Farias Guimarães e mãe do sr. Francisco de Farias Guimarães, membro da firma Warneck & Dörken, Sucessores.

- Na mesma cidade falleceu mais o cidadão portuguez Bernardo Cardoso.

Contava 21 annos de idade."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 19 de Maio de 1892, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...