domingo, 18 de setembro de 2016

Edmundo José Berchon Des Essarts

Edmundo José Berchon Des Essarts
Extraído originalmente de: http://outreletemps.canalblog.com/archives/2015/03/08/31664094.html

Nasceu em 01 de Maio de 1864 em São Gabriel/RS e faleceu em 01 de Março de 1942 em Pelotas/RS. Devido à morte de seu pai na Guerra do Paraguay, a família se estabeleceu em Pelotas em 1874. Cursou os estudos secundários na cidade tendo como professores Carlos André Laquintinie e Charles Bachellery. Em 1882, prestou exames para ingresso na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde passou a residir até 1887, quando se transferiu brevemente a Salvador, para receber o título de doutor na Faculdade de Medicina da Bahia. Retornou ao Rio de Janeiro e trabalhou no Hospital de Policlínica Geral. Em 1888, aperfeiçoou seus estudos em Paris, França. Retornou a Pelotas um ano depois para iniciar sua carreira médica.

Em 1890, foi nomeado médico da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Foi um dos responsáveis na época pela contenção de um surto de varíola que assolava a cidade. Empreendeu constantemente campanhas de saúde contra doenças infecto-contagiosas em Pelotas e região, além de ser autor de vários estudos na área de saúde preventiva e vacinação. Esteve diretamente envolvido na criação da Escola de Agronomia Eliseu Maciel. Em 1902, foi o proponente de um curso de enfermeiros na Santa Casa. De 1914 a 1916, foi provedor-geral do hospital. Mais tarde, assumiu o cargo de chefe do departamento de cirurgia do mesmo hospital. Ainda em vida, foi homenageado inúmeras vezes por várias escolas de medicina no País e por órgãos da classe médica. É considerado um dos precursores da Ginecologia e da Urologia modernas no Brasil.

Foi membro da Academia Nacional de Medicina do Rio de Janeiro, da Sociedade de Medicina de Porto Alegre, Associação Francesa de Cirurgia de Paris e da Associação Italiana de Cirurgia em Roma, da Associação Americana de Cirurgiões, da Sociedade Ortopédica de Roma e do Colégio Brasileiro de Cirurgia no Rio de Janeiro. Em Pelotas, foi presidente da Biblioteca Pública Pelotense, presidente e fundador da Sociedade Agrícola, fundador do Asilo de Mendigos e presidente do Jockey Club. Inclui-se também em suas atividades: Sócio-Benfeitor do Asilo de Órfãos São Benedito, fundador e Sócio-Benemérito da Sociedade Cultural, diretor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, professor honorário da Faculdade de Farmácia e Odontologia, Irmão-Benfeitor da Santa Casa de Misericórdia.

Foi casado duas vezes: a primeira com Idalina Berchon Des Essarts (sobrenome de solteira: Caldas), que viria a falecer, e posteriormente com Antonia Castro Berchon Des Essarts (sobrenome de solteira: Chaves). Seus filhos foram: Edmundo Chaves Des Essarts, Álvaro Chaves Des Essarts, Vera Miranda de Carvalho, Amélia Monteiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...