terça-feira, 1 de agosto de 2017

Yolanda Huelsen Santana


Yolanda Huelsen Santana é minha falecida bisavó (1916-1981). Nascida Yolanda Von Huelsen, era filha de Wilhelm Von Huelsen, alemão migrante nascido na região da Baixa Saxônia, e sobrinha de Hermann Von Huelsen, também alemão que foi um dos pioneiros do aperfeiçoamento da bicicleta no Brasil. Atualmente, ela denomina uma rua na Vila Caruccio, bairro Fragata, Pelotas. Yolanda foi casada com Ary Francisco Dias, sendo que, desta união nasceu meu avô: Orieny Francisco Huelsen Dias. Ela ficou viúva muito jovem, em 1940, e mais tarde, veio a contrair novas núpcias com o senhor Dorothéo Santana, incorporando o nome do marido ao próprio. Abaixo segue o Decreto Legislativo no. 165/1997, de 31 de Março de 1997 que deu o nome à rua a qual ela é homenageada, juntamente com o pequeno histórico que acompanha o decreto.

"DECRETO LEGISLATIVO No. 165/97, DE 31 DE MARÇO DE 1997:

Art. 1o. - Dá o nome de Yolanda Huelsen Santana à rua 5, da Vila Caruccio, no Bairro Fragata.

Art. 2o. - Yolanda Huelsen Santana foi grande professora e sua vida direcionou-se ao magistério, na zona rural.

(...)

Nasceu em Pelotas, no dia 05 de Fevereiro de 1916. Foi professora municipal em Canguçu, Ares Alegres e Canguçu Velho, zona rural. Transferiu-se para Pelotas, onde exerceu sua profissão nas escolas João Ribeiro, no Rincão da Caneleira; José de Alencar, na Colônia do Sítio; Benjamin Manoel Amarante, na Colônia Santa Áurea; e Nossa Senhora de Lourdes, no Fragata.

Na zona rural, também serviu à comunidade com serviços de enfermagem. No município, teve que suspender as aulas, por ordem do prefeito Dr. Jayme Farias, que era médico, para atender os enfermos, na época do tifo, aplicando injeções, remédios, preparando corpos nos caixões fúnebres, sempre montada em cavalos emprestados. Foi mãe e esposa muito abnegada e amorosa, dedicada à família e à vasta amizade que conquistou em toda a sua vida.

Em 1969, foi agraciada com o Prêmio Ruy Barbosa, pelos serviços emprestados à educação, honraria concedida pelo Ministério da Educação do Governo Federal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...