terça-feira, 31 de março de 2020

Sobrenome Mascarenhas


"MASCARENHAS - Sobrenome português toponímico. Apresenta também a grafia arcaica: MAZCARENHAS. É uma das famílias ilustres e beneméritas do Reino. Procedem de Estevão Rodrigues de Mascarenhas, senhor da terra de Mascarenhas, que é o seu solar; no reinado de Dom Sancho I (1154-1211). Os Mascarenhas se destacam em todas as terras ocupadas ou povoadas pelos portugueses."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 03 de Setembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Fragoso


"FRAGOSO - Toponímico. Lugar em que há muitas fragas, rochas ou penedos. Diz Mário Melo: 'Antiga família genovesa, procedente de um duque."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 11 de Dezembro de 1991, pág. 02

Sobrenome Casado


"CASADO - É um sobrenome toponímico de origem espanhola que é resultado de um corrupção fonética do termo original. Refere-se à Vila de Quesada, no antigo reino medieval ibérico de Córdoba. A vertente portuguesa procede de Lopo Dias de Quesada, cavaleiro de Castela, que prestou serviços a Dom Afonso VII e depois passou a Portugal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 09 de Maio de 1991, pág. 03

José Rodrigues Missel


"Fallecimento

Hoje pela manhã, quando se encaminhava para o arsenal de guerra, onde havia longos annos occupava o lugar de mestre de corrieiro, o nosso co-religionario José Rodrigues Missel, atacado de uma angina do peito, caiu á rua do Arroio, canto do alludido arsenal.

Recolhido ao quarto do porteiro da repartição, onde foi promptamente soccorrido pelos drs. Oscar Noronha e Amadeu Masson, duas horas depois o velho operario exhalava o ultimo alento, deixando em extrema pobreza sua numerosa familia.

Missel era um dos mais antigos empregados do arsenal de guerra, para onde entrou no anno de 1836.

Apresentamos os nossos pezames a sua desolada familia."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 11 de Julho de 1891, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...