quarta-feira, 6 de julho de 2022

Algumas ruas antigas de Porto Alegre

 



Reminiscencias de Porto Alegre

(...)

- Alguns lugares em outro muito conhecidos por certos e designados nomes são hoje quasi desconhecidos ou talvez esquecidos por ter desapparecido o que servia de motivo a taes designações.

Mencionarei alguns de que me recordo agora

O Jogo-da-bola na rua do Arroio, entre a da Ponte e a da Igreja, por haver ali um jogo desses pertencente a Antonio Pereira da Silva, com fundos para os lados da Bronze; ficando assim a rua do Arroio com tres nomes - "Nabos", "Jogo da Bola" e "Peccados Mortaes".

O Becco do Cordoeiro, aberto em terrenos do velho Couto, transformado hoje em rua Senhor dos Passos, assim se chamou a principio por ter ali morado João Cordoeiro.

O Becco do Barbosa, (Antonio Martins Barbosa ou simplesmente Barbosa mineiro), que tem hoje o nome de rua da Aurora.

O Becco do trem, terreno entre as ruas de Bragança e do Rosario, quasi em continuação da rua Nova, mandado tapar judicialmente em consequencia de um processo havido entre a Camara Municipal e Francisco Pinto de Souza, fazia parte da rua da Cadeia. Na velha casa da esquina da rua do Rosario trabalhavam, então, as officinas que funccionam hoje no Arsenal de Guerra.

Rua da Graça era o primitivo nome da rua da Praia, escripto nos annaes da Camara desde os tempos do Sota de Ouro (o octogenario Domingos Martins tinha sido escrivão da camara e já arrastava os pés com tanto ou maior peso que o velho Couto: era casado com uma respeitaval senhora que com as suas proprias barbas sabia e fazia honrar as de velho esposo). E nunca dahi sahiu para ser lido nas communicações, officiaes da mesma camara, pois o povo sempre chamou rua da Praia. E rua da Praia continuará a ser apezar do novo nome heroico de Andradas.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 09 de Fevereiro de 1916, pág. 01, col. 03

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...