segunda-feira, 8 de julho de 2019

Sobrenome Fanlo


"Antigo sobrenome aragonês, originário da cidade de Fanlo, no Valle de Vío, província de Huesca, de que os progenitores das famílias assim denominadas levaram a alcunha, segundo o costume frequente na Idade Média. Para García Carraffa, entretanto, o sobrenome era originalmente catalão. Tese também sustentada por Gregorio Garcia Ciprés.

Fanlo é documentado na aldeia de Piedrafita de Jaca, Huesca, pelo menos desde o século XVI. Um dos ramos passou aproximou em 1585 à aldeia de Torla, onde mais tarde ficariam conhecidos como Senhores de Ballarin. Houve levas também, em seguida, a Candasnos, Zaragoza e Pina de Ebro, já no final do século XVII, estendendo depois ao resto de Aragão.

A Casa Fanlo de Pina era descendente de Pedro Fanlo e Pedro de Fanlo y Ferrer, reconhecidos infantes da Tribuna Real de Aragão; o primeiro em 1778 e o segundo em 1799.

Por volta de 1550 nasceu na aldeia de Molinos, Huesca, Francisco Gregório de Fanlo, que morreu em 1620. Gregório de Fanlo destacou-se como poeta e literato.

Rudesindo Fanlo y Laguna, nascido por volta de 1740, em Sandines del Valle de Tena, dedicou-se ao comércio na cidade de Zaragoza, tendo também iniciado uma linhagem ilustre naquele local."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Egea


"O nome Egea ou Ejea, sendo ambas as formas encontradas na escrita espanhola, é originário de Aragão, cujo solar encontrava-se na aldeia de Ejea de los Caballeros, província de Zaragoza. Por isso, um topônimo. 

Estende-se inicialmente pelas províncias de Teruel, Navarra e País Basco, de onde posteriormente linhagens descendentes migraram para Múrcia, Castela, Extremadura e Andaluzia.

Uma das primeiras menções a este sobrenome aparece no século XIII, com os cavaleiros aragoneses Juan Egea e Pedro Lopez de Egea, que acompanharam o rei Afonso X de Castela, o Sábio na conquista do reino de Múrcia. Ambos passaram a residir em Lorca, onde criaram novas casas fidalgais e tiveram descendentes, alguns dos quais, posteriormente, envolvidos na conquista e no repovoamento da Andaluzia.

Juan Crisostomo de Egea foi membro da Corte Real de Aragão em 1646. Em Navarra, houve uma antiga casa fidalgal da família na aldeia de Sada, o Merindad de Sangüesa, e outras nas aldeias de Ablitas, Monteagudo e Milagro, o Merindad de Tudela, bem como na cidade de Cervera de Aguilar, pertencente à La Rioja.

Da Casa de Egea, na aldeia de Sada, Ginés Egea, migrou em 1605 para a cidade de Vélez-Rubio, em Almería, tendo sido um dos fundadores naquela urbe da Irmandade do Carmo. Seu filho Gabriel foi várias vezes prefeito e capitão do Exército.

A etimologia do nome, conforme Endika de Mogrobejo, significa "lugar onde crescem as samambaias" (helecho em espanhol)."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Dalmau


"Dalmau é um sobrenome muito antigo da Catalunha, que tinha, entre outros, solares primitivos nas cidades de Barcelona e Tortosa. Em tempos remotos passou a Aragão, Valência e Mallorca - regiões onde construíram novas casas solares.

Bernat Dalmau, natural de Tortosa, acompanhou o rei Jaime I de Aragão em sua conquista do do reino de Valência no século XIII, herdando terras ali - fato atestado no Livro de Distribuição de Valência. Na Catalunha, nos anos 1300 são registrados o cavaleiro Pere Dalmau, que tomou parte nas campanhas militares de 1343 e 1344 no Roussillon, comandadas por Dom Pedro III, o Cerimonioso.

Etimologicamente, conforme estudos do filólogo Don Francesc de Borja Moll, o nome Dalmau vem do latim 'Dalmatius', este um nome de diversos santos nos século III e V."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Caballero


"Os famosos genealogistas García Caraffa afirmam que havia muitas casas diferentes na Espanha com esse sobrenome, sem qualquer relação entre elas de origem ou parentesco.

Assim, uma família de Caballero, muito antiga e principal, é a que teve sua origem na cidade de Alcañiz, Teruel. Miguel de Salazar e outros autores dizem que ele veio da família Caballieri, da Itália, que migrou para Aragão, estabelecendo-se em Alcañiz e espanholizando seu sobrenome.

Ramos daquela casa foram estendidas às comunidades de Teruel e Albarracín, estabelecendo na localidade de  El Campillo, do distrito judicial de Teruel, e no de Bezas, no distrito de Albarracín.

Da casa de Aragão, Pedro Joaquín Campillo Vicente Caballero, nativo de El Campillo, foi para Valência, como diretor das fábricas reais da cidade. Jerome Caballero e Asensio, natural de Savinan (Zaragoza), formou-se como tenente da cavalaria e cavaleiro da Ordem de Santiago - ingressou em 22 de junho de 1765.

Em relação à origem etimológica e significado do sobrenome Caballero provém do substantivo homônimo espanhol. Contudo, os significados são diferentes, conforme a época histórica: na Idade Média era uma pessoa de nobreza que vinha a pertencer a uma ordem de cavalaria; nos séculos XV e XVI, o nome foi aplicado como sinônimo de fidalgo, sem necessariamente pertencer a uma ordem ou companhia de cavalaria."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Bailén


"No 'Dicionário de sobrenomes espanhóis', Bailén é um nome raro e registrado principalmente nas províncias de Barcelona, Alicante e Jaen, do topônimo Bailen - povoado famoso pela batalha de mesmo nome acontecida em 1808. Segundo Menéndez Pidal, sua etimologia indica uma derivação do antropônimo latino Valianum.

No Arquivo Militar Geral de Segovia, guardam-se os arquivos pessoais dos seguintes portadores militares com o sobrenome Bailén: Juan Bailén, Cavalaria, 1809, nobre; Juan Bailén, tenente, 1865; José Bailén Baquerizas, Infantaria, 1861; Juan Bailén Martínez, Infantaria, 1839; Pedro Bailén Tolosana, Infantaria, 1794."

Fonte adaptada: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...