quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Sobrenome Danziger



DANZIGER - é um sobrenome toponímico relacionado à cidade de Danzig/Dantzig, a mesma Gdansk na Polônia. Por isso: Danzig é igual a Gdansk.


O sobrenome de fato aparece relacionado a importantes linhagens judias da Alemanha. Existe uma possibilidade considerável da maioria das linhagens serem judias. Não digo todas, porque sempre ocorrem exceções. Mas, sim, estamos falando de um sobrenome tradicionalmente judeu. Uma pesquisa genealógica poderia desvendar melhor, para uma comprovação mais segura. 

Sobrenome Lobo



LOBO é um sobrenome que pode corresponder a três interpretações possíveis:


1. Um sobrenome patronímico derivado do nome medieval ibérico Lopo ou Lupo (que vem a ser o mesmo "Lobo"). Vale lembrar que o sobrenome LOPES é derivado de Lopo (significa filho de Lopo).

2. Um sobrenome toponímico (indicando a procedência de um lugar) que pode estar relacionado ao Pico del Lobo, localizado entre as províncias de Guadalajara e Segóvia, na região de Castela-La Mancha; ou ainda, ao rio Lobos, um riacho localizado nas províncias espanhola de Burgos e Soria.

3. Um sobrenome metanímico (descreve as características de uma pessoa) usado para comparar uma pessoa com um lobo. Na literatura medieval ibérica, o lobo serve para descrever uma pessoa tímida, ou mesmo uma pessoa reservada, no sentido que habita num bosque, isolado, de difícil acesso. "Lobo" também era usado em Portugal para descrever um bom caçador. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...