quarta-feira, 23 de maio de 2018

A História da primeira edição da Fenadoce em 1986


"A festa surgiu com o objetivo de divulgar os produtos na área de doces, enlatados e confeitarias da cidade tendo o propósito de estimular a comercialização destes produtos. O sonho era que a festa do doce fosse como a festa da uva, mas isso não aconteceu devido à falta de promoção publicitária.

A Fenadoce teve sua abertura no dia 14 de janeiro de 1986 ao som do Hino Nacional tocado pela Banda da Brigada e com a presença do prefeito da cidade Bernardo de Souza.

À noite o show pirotécnico que durou 20 minutos, encantou a todos que prestigiaram a festa. O sistema de som de 50 mil watts era equivalente à metade do som do Rock in Rio, prometendo incentivar a festa.

Com um lancheria montada em estilo circense numa área de 1.500 m2, haviam dentro do pavilhão cerca de 55 estandes e 20 ao ar livre. Assim começou a trajetória da Fenadoce que buscava mostrar a doçaria, indústria, comércio, artesanato e os serviços de Pelotas.

Pelotas contava com a cooperativa das doceiras que inicialmente tinham 100 doceiras associadas, mas que se reduziu à metade, pois estavam desviando a verba. Pelotas distribuía seus doces para vários estados como Santa Catarina, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba. A preferência na época eram pelos doces cristalizados.

A presidente da cooperativa, Amadelina Marini nos colocou a importância da realização desta festa, dizendo: 'Com a Fenadoce o doce de Pelotas voltará a se impor no mercado e o mais importante vai ser a imagem da festa, onde haverá uma constante procura o ano todo'.

O sucesso da Fenadoce possibilitou que a rádio Cosmos transmitisse um programa espacial sobre a 1a. Fenadoce, integrando uma série: 'Coisas da Província', apresentando um painel sobre Pelotas, suas riquezas, potencialidades e sua gente. O especial foi gerado pela rádio do Mec no Rio de Janeiro.

Dia 19 de janeiro de 1986, último dia da festa, na coluna Marina Especial, do jornal Diário Popular foi mencionada a importância da festa, já que os turistas hospedados no Hotel Manta adoraram o atendimento e prometeram voltar em outras festas.

Um dos maiores estandes que merece ser mencionado foi da Agapê, que superou as expectativas e também ofereceu degustação de alguns produtos.

O desejo era que a cidade se tornasse um seu pólo turismo, gerando dinheiro, riqueza e trabalho.

Entre os comentários da festa, o presidente do diretório municipal do PDS, Adolfo Fetter, criticou a feira dizendo que não tinha infraestrutura e que deveria ter sido realizada na Associação Rural e ainda reclamou que a cidade está mal cuidada e suja.

Carlos Alberto comentou 'Um velho sonho meu vejo em realidade. O turismo de Pelotas sendo conduzido pelos doces'.

Maria do Carmo Haertel Sobral falou sobre as confeitarias de Pelotas, recordando a Confeitaria Nogueira, Confeitaria Gaspar, Confeitaria Brasil, Confeitaria Abelha, homenageando-as por terem aberto o caminho para Pelotas se tornar a capital do doce.

A Prefeitura e a Fundapel, os setores de comércio, indústria e turismo que há muito desejavam que a cidade tivesse a sua festa ficaram realizados com a sua merecida promoção.

O prefeito Bernardo de Souza falou sobre a festa: 'Há a crença e o entusiasmo de muitos. Há também a certeza de que nada nasce perfeito, mas de que é preciso ousar e começar. A grande festa que Pelotas quis!'

A Fundapel avaliou que o sucesso da 1a. Fenadoce estava garantido, pois até o sábado mais de 60 mil pessoas já haviam visitado a festa, sendo que na sexta-feira o mau tempo havia prejudicado o movimento. Mesmo assim a Fundapel comunicou uma reunião para avaliar os possíveis erros.

A 1a. Fenadoce foi sinônimo de grande alegria e satisfação para os pelotenses, abrindo portas, dando esperanças de crescimento e desenvolvimento para o município."

Fonte: TRIARCA, Taíza Corrêa Schmidt. Fenadoce: cultivando e divulgando o patrimônio de Pelotas. Trabalho Acadêmico apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Artes, IAD/UFPel, 2008, p. 44-46.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...