sábado, 8 de setembro de 2018

Caramuru


"Diogo Álvares Correia (1475?-1557) é apelidado de Caramuru pelos tupinambás. Pouco se sabe sobre os primeiros anos de sua vida. O tempo em que passou em terras brasileiras é repleto de lendas. É encontrado entre os tupinambás na Baía de Todos os Santos, em 1531, pela expedição de Martim Afonso de Souza. Segundo relato da época, havia 22 anos que vivia entre os índios. Calcula-se que tenha nascido em Viana do Castelo e naufragado em costas brasileiras, junto com uma nau portuguesa, em 1509. Oito companheiros que com ele alcançam as praias são devorados pelos tupinambás. Há várias versões para explicar por que Caramuru é poupado. Uma delas diz que ele teria imposto respeito aos índios ao disparar uma arma de fogo, daí o novo nome, que significaria homem de fogo, filho do trovão. Outra versão afirma apenas que ele era magro demais e não teria apetecido aos canibais. Nesse caso, Caramuru seria o nome indígena para o peixe moreia. De qualquer modo, ganha a confiança da tribo e casa-se com a índia Paraguaçu. Caramuru morre em Salvador em 1557 e Paraguaçu vive mais 26 anos. O casal deixa quatro filhas que, casadas com colonos portugueses, dão origem a algumas das mais tradicionais famílias baianas, como os Moniz, os da Torre e os Garcia d'Ávila."

Fonte: ABRIL. Almanaque Abril: quem é quem na História do Brasil. São Paulo: Abril Multimídia, 2000, pág. 143.


Chegada da Chama Crioula em Capão do Leão 2018





Evento ocorreu às 19 horas do dia 07 de Setembro de 2018, logo após o fim das solenidades da Parada do Dia da Independência. A centelha da Chama Crioula alusiva à Semana Farroupilha 2018 foi entregue às autoridades municipais presentes junto ao Altar da Pátria na Praça João Gomes. A centelha foi trazida por tradicionalistas da 26a. Região.

Parada do Dia da Independência em Capão do Leão 2018 - Parte 19 - EMEF Independência (Pelotas) & Banda João Simões Lopes Neto (Pelotas)














Parada do Dia da Independência em Capão do Leão 2018 - Parte 18 - EMEF Senador Darcy Ribeiro













Parada do Dia da Independência em Capão do Leão 2018 - Parte 17 - EEEFM Presidente Castelo Branco


















Parada do Dia da Independência em Capão do Leão 2018 - Parte 16 - EMEF Professor Elmar da Silva Costa













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...