quinta-feira, 26 de outubro de 2023

A colônia judaica Quatro Irmãos

 



Colonisação judaica

No relatorio correspondente a 1912, enviado pelo dr. C. Lila da Silveira, inspector do povoamento sobre o serviço neste Estado, encontram-se as informações abaixo sobre o modo por que está sendo feita pela "Jewish Association" o povoamento de suas colonias no Estado.

A "Jewish Association" sociedade beneficente judaica, que se propõe a encaminhar para a lavoura os judeos, afim de lhes criar uma situação materialmente independente em paizes livres e fazer delles bons cidadãos desses paizes conforme seus estatutos, tem já contribuido neste Estado, para o desenvolvimento de sua colonisação.

Ella começou seus ensaios sobre colonisação na Argentina, ha 20 annos. Estabeleceu nesse paiz cerca de 3.000 famillias em 8 colonias. Mantêm nessas colonias 50 escolas, onde as creanças, fazem os estudos primarios na lingua do raiz e de accordo com os programmas officiaes.

Em 1911, esses colonos cultivaram 224.500 hectares de terras, naquella republica. O primeiro ensaio de colonisação dessa sociedade no Brazil data de 1904. Um grupo de 30 familias vindas da Argentina foi installada na colonia "Philippson", no municipio de Santa Maria. A escolha das terras foi má; sua qualidade deixa muito a desejar. Apesar disso, depois de quatro annos de luctas, nos quaes a sociedade teve de manter pecuniariamente os colonos, hoje a situação da colonia é prospera, vivendo elles de seus proprios recursos.

Em virtude deste resultado a sociedade resolveu desenvolver sua acção no Rio Grande.

Ella comprou no municipio do Passo Fundo, a grande fazenda denominada dos "Quatro Irmãos", com cerca de 80.000 hectares.

Conseguiu comprar mais do governo mais do governo do Estado, 1.600 hectares de terras que lhe permittiram estender seus dominios até a via-ferrea do Passo Fundo ao Uruguay.

Esta fazenda já foi criteriosamente dividida em lotes, de modo que cada lote fique com parte de campo, parte de matto, e com a indispensavel aguada. Cada lote tem em média 70 hectares.

São entregues aos colonos cercados e com uma casa de madeira em cada lote.

Cada colono, chefe de familia, recebe tambem: 1 arado, 1 carroça, 4 bois e 10 vaccas. Toda installação monta, fóra a terra, a tres contos de réis, por familia, que deve ser reembolsada pela sociedade em 20 annuidades, com o juro de 4% ao anno.

Em Quatro Irmãos, já estão 50 lotes occupados com familias vindas da Argentina, e brevemente chegarão 60 familias directamente da Russia, sendo que 20 dessas familias ja passaram por esta capital, em direcção áquella colonia.

É assas conhecido que o futuro a grandeza de uma colonia, depende das vias de communicação. Partindo dessa sabia previdencia a esclarecida direcção da "Jewish Association", decidiu construir um caminho de ferro atravessando toda a sua propriedade. Parte da estação Erebango (estrada S. Paulo- Rio Grande) e attingirá o limite noroeste da colonia, em frente a Nonohay, com a extensão approximada de 100 kilometros.

Presentemente está em construcção o primeiro trecho de 20 kilometros, obedecendo ás condicções impostas aos caminhos de ferro do Estado.

Com o fim de dar aos productos da colonia uma forma que supporte melhor os fretes de transporte, ainda elevado, foram installados na colonia uma fabrica de manteiga e queijo; machinas para o preparo do fumo; um moinho a vapor; etc.

Está tambem em installação uma estação experimental para cultura do trigo, fumo, e de outras plantas que possam dar resultados industriaes.

Cada grupo de 50 a 60 familias terá uma escola, onde o ensino será feito em portuguez.

Ás escolas serão annexos jardins escolares, dirigidos por agronomos, vindos das escolas agricolas da Europa, e onde os meninos apprenderão a trabalhar a terra de um modo cuidadoso e intelligente, de modo a fornecer bons agricultores. É director da colonisação judaica no Estado o illustrado dr. Baruch.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 11 de Janeiro de 1918, pág. 04, col. 01-02

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...