terça-feira, 18 de outubro de 2022

Sobrenome Hammerschlag



HAMMERSCHLAG - aqui está a distribuição do sobrenome na Alemanha atual: http://wiki-de.genealogy.net/Hammerschlag_(Familienname)


Quanto ao significado do sobrenome, cujo significado literal é "golpe de martelo" (tradução aproximada) existem duas possibilidades:

1. Um profissional que trabalha com revestimentos de mica em metal. Explicando: na Idade Média, para que se pudesse ter maior durabilidade em objetos metálicos, era aplicado uma espécie de verniz à base do mineral mica. Esse verniz dava um aspecto à superfície metálica como se estivesse tido a ação de um pequeno martelo. Aproximadamente como um craquelado. Segue o significado: https://www.dicionarioinformal.com.br/craquelado/

2. Um leiloeiro na área do dialeto alemânico. https://pt.wikipedia.org/wiki/Alem%C3%A2nico 

Sobrenome Morsch



MORSCH - é um sobrenome com várias interpretações:


1. Pode se referir à madeira morta, um local de madeira morta, normalmente um pântano ou terreno muito úmido. Neste contexto, designaria um habitante de um relevo em que abundam madeiras mortas, árvores decrépitas, material orgânico, etc. Também pode designar o profissional responsável pela coleta de material orgânico em decomposição, encontrado nestes locais, visto que, o dito material tinha várias funções na agricultura, na construção civil, na construção de diques, etc.

2. Do termo do baixo alemão medieval "marsch", "mersch", "masch", que designa uma planície fértil na margem de um rio inundável. Explicando: a margem inundável de um rio que tem várias aplicações sobretudo agrícolas. Designaria um habitante ou agricultor deste tipo deste solo.

3. Morsch no alemão atual significa literalmente "podre". Pode ter um sentido metafórico de pessoa caduca, pessoa que sofre de alguma doença degenerativa, ou mesmo pessoa que tem aspecto muito envelhecido, ou ainda pessoa mal asseada, pessoa suja.

4. O nome dialetal antigo da cidade de Moers, no distrito de Düsseldorf, na Renânia do Norte-Vestfália, designando assim um procedente desta localidade.

5. Num aspecto mais restrito, pode corresponder a "assassino", "matador". 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...