terça-feira, 26 de abril de 2022

De Cacimbinhas a Piratini

 



(...)

De Cacimbinhas seguimos para ENE, por uma vereda pouco conhecida, até Piratinim, atravessando uma cochilha muito alta, esgalho da serra dos Tapes. No topo d'esta lombada, crescendo entre os rochedos, havia arvores anãs e moitas em pequenas manchas, o que, desde que sahiramos de Pelotas, mais se parecia com floresta. Toda a região é muito selvatica; não passámos por nem uma casa, e pouco gado encontrámos n'uma corrida de seis leguas. Uma vez demos em cima de um bando de emas, umas doze mais ou menos, que pastavam entre as moitas e as pedras; eram muito mansas e nem nos olharam, até chegarmos a tiro de pistola; então desataram nas suas passadas gingadas, e sumiram-se por traz de um morro.

Piratinim é um povoado de bom tamanho, bellamente situado n'uma pequena chapada, abrigada por cochilhas mais altas ao sul e a oeste. Vistas á distancia, as casas brancas de telhas vermelhas são admiravelmente pittorescas. São costeadas por uma linha de eucalyptus, que algumas pessoas emprehendedoras introduziram, e no meio do povoado vem-se as torres meio arruinadas de uma igreja antiga. Esta igreja e outros edificios do logar são de grande interesse historico, pois Piratinim, durante muitos annos, foi a capital dos revolucionarios rio-grandense, a séde de sua legislatura republicana, e, nominalmente pelo menos, de seu presidente. Historica e politicamente, a revolução está morta, mas vive ainda na memoria do povo. É curioso notar o tom entre orgulho e desafio com que alguns velhos fallam de cousas que succederam "no tempo da Republica" ou "na independencia". A revolução póde ter sido insensata; mas o simples nome de liberdade exerce uma attração admiravel sobre esta gente, e as sorpresas e retiradas rapidas, as longas cavalgadas pelas cochilhas, e as escaramuçasinhas ruidosas, satisfaziam, mais do que tudo, o seu amor selvativo de aventuras. Em toda a zona da serra, nunca encontrei uma pessoa que não se orgulhasse da Republica Rio Grandense, morta como está.

(...)

Visitei a secretaria da camara municipal, mas não creio que se encontrem alli muitos papeis de interesse historico: muitos foram destruidos depois da rebellião, e outros têm sido tirados. Sem duvida, muitos factos importantes relativos á republica poderiam ser respigados de papeis particulares e das lembranças dos velhos. Infelizmente, os historiadores brazileiros julgam que o interesse real da historia concentra-se no dominio dos documentos, que apenas chronicam os acontecimentos do modo mais secco, e esquecem que a verdadeira vida do povo só com o povo se póde aprender.

Piratinim é o centro de uma importante zona de criação. Diz-se que antigamente colhia-se bastante trigo na visinhança, porém este e outros generos de agricultura estão abandonados. Ha muitos armazens de bom tamanho, algumas officinas pequenas e duas hospedarias; uma carreta passa pelo logar duas vezes por semana, mas não ha dilligencias. Aqui e em Cacimbinhas ha estações telegraphicas, mas é de suppor que os estacionarios não tenham muito que fazer.

Umas cinco ou seis milhas a NO de Piratinim ha um morro alto, conhecido tradicionalmente pelo nome de - serra das Panellas. Suspeitando que se poderia encontrar louça antiga dos indios, armei uma excursão em companhia de muitos cavalheiros de Piratinim. A serra, uma das mais altas d'aquellas redondezas, compõe-se de gneiss e granito, e serve de mãi a muitos arroios; aqui, pela primeira vez n'esta jornada, vi matta verdadeira, bosques isolados margeando os arroios. Debalde procurei reliquias de indios na terra aberta; mas, ao entrar na matta, encontrei diversas covas entre as massas cahidas de gneiss, e em uma d'ellas encontrei diversos fragmentos de vasos de barro. Cavando a terra, encontrei mais abaixo outros fragmentos, e, reunindo-os, consegui restaurar a vasilha quasi inteiramente. Era da fórma usada ordinariamente pelos indios para cozinharem - uma panella baixa, com os lados bojantes, o fundo chato; o material era uma argilha arenosa, grosseira, misturada com cinzas, e não tinha outro ornamento além de um bordo mais grosso, marcado a dedo. Havia ainda outros fragmentos de duas ou tres vasilhas, algumas d'ellas com linhas toscas traçadas com um paosinho na superficie. Pedaços de madeira carbonisada estavam de envolta com a louça, e o tecto da cova estava tisnado, como se muito tempo estivesse exposto ao fumo. Investigámos cuidadosamente as covas proximas, porém apenas encontrei dois ou tres cacos de louça. Com material tão insignificante, seria precipitado inferir que os louceiros viviam certamente nas covas. Entretanto, o facto de se encontrarem muitos cacos parece favorecer esta supposição, e o tecto ennegrecido indicava que estivera exposto a mais de um fogo. O lugar era secco, abrigado pela matta e proximo a agua corrente, e podia muito bem ter sido usado como habitação por alguma familia de indios, troglodytas por accidente, senão por costume.

Estas e algumas outras excursões menores levaram muitos dias, e, dispondo de tempo limitado, decidi ir directamente de Piratinim a Pelotas, á cavallo, trazendo Pedro, e deixando que meu companheiro voltasse pelo caminho de Cacimbinhas. A viagem durou tres dias, por uma estrada que em parte seguia o leito do arroio Piratinim, que entra no S. Gonçalo ao sul de Pelotas. Junto ao povoado cruzámos uma lombada granitica, evidentemente continuação da serra dos Tapes, mas chamada localmente de Serra das Cachoeiras, serra que corre para NNE. Transposta esta, andámos uns 70 kilometros por escarpas revoltas de rochas metamorphicas, gueiss e schisto, que corriam parellelas á serraria e inclinavam tão fortemente para ESE, que muitas vezes eram quasi perpendiculares. Como a estrada era quasi um angulo recto ao horisonte geologico, ver-se-ha que os 70 kilometros representam uma enorme densidade de rocha, 35,000 metros ou mais.

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ), 08 de Novembro de 1886, pág. 02, col. 05-06


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...