segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

O cometa do fim do mundo



"Fim do mundo

O COMETA

Felizmente no Rio Grande do Sul não existe esse panico de que estão possuidos outras populações, segundo referem os telegrammas, a proposito do apparecimento do cometa Biela e da prophecia do astronomo Falb.

Especialmente a nossa capital não se deixou alarmar. Apenas, segundo dizem, nos arrabaldes, alguns mais timidos, muito poucos, mostram-se amedrontados.

Para que o publico ajuize do valor das noticias, as taes alarmantes sobre o fim do mundo, basta dizer que o Commercio, de Bagé, em sua edição de 7 do corrente, publicou o seguinte telegramma:

'Porto Alegre, 4. - Tem sido visto ao lado norte do horisonte, a olhos desarmados, das 3 ás 4 horas da madrugada, um cometa que suppõe-se seja o Biela.'

Procurem agora quem foi que viu, em Porto Alegre, a olhos armados ou desarmados, das 3 ás 4 horas da madrugada, o tal cometa?

Absolutamente ninguem.

E assim são as noticias do fim do mundo!"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 13 de Novembro de 1899, pág. 02, col. 03

Ulrich Müller



"Finou-se em Pelotas d. Estephania da C. Borges, de 31 annos, esposa do sr. Sergio Protestato Borges.

- Na mesma cidade falleceu, na Santa Casa de Misericordia, onde fôra recolhido, no mesmo dia, o subdito suisso Ulrich Müller, de 34 annos, solteiro e distribuidor de cerveja da fabrica dos srs. C. Ritter & Irmão.

Müller caíra, ás 11 horas da manhã, da carroça em que trabalhava, perto da casa de negocio do sr. Carlos Pons, nas Tres Vendas, devido a um ataque cerebral, do qual veiu a fallecer, á tarde.

✤✤✤✤✤

Falleceu, domingo, a bordo do paquete Rio Grande, de observação no Cucuruto (Rio Grande), um dos seus passageiros, atacado de febre amarella."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 14 de Fevereiro de 1895, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...