quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Sobrenome Fontana


"Sobrenome antiquíssimo, com muitas linhagens e ramais em toda a Península Ibérica, encontrado historicamente no Principado da Catalunha, Andorra, Vizcaya, Astúrias, Leão, Castela, Múrcia e Portugal. Em Aragão, sabe-se da existência primitiva de um solar originário de Fontellas, cujo um dos ramais passaram posteriormente a habitar na localidade de Ayerbe.

Os Fontana de Castela, Múrcia e Portugal procedem da família homônima que existiu na Idade Média na antiga República de Gênova, segundo o trabalho de diversos autores.

No que diz respeito às linhagens da família na Catalunha, há indícios documentais de sua presença naquela região desde o século XV. Por essa época, floresceu o miniaturista e calígrafo Guillem Fontana, tendo prestado serviços a diversos nobres e reis ibéricos.

Etimologicamente, conforme Francesc de B. Moll, a palavra 'fontana' é homônima em latim e designa tão somente 'fonte', 'nascente d'água'.

Todavia, há um detalhe muito importante acerca deste sobrenome: Fontana continua a existir na Itália desde a Idade Média, assim como os Fontana ibéricos são bem antigos. No caso, o sobrenome pode ser tanto italiano, quanto espanhol ou português. Espanhol ou português, no sentido que está a rama genovesa na Península Ibérica desde pelo menos há seis ou sete séculos."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia. 

Sobrenome Galera


"O sobrenome Galera é um toponímico com diversas origens, diretamente associado a vários lugares na Espanha com o mesmo nome, encontrado nas províncias de Granada, Tarragona, Almería, Múrcia, etc.

Etimologicamente, o termo 'galera', embora indique um tipo de embarcação sobejamente conhecida desde a época da expansão marítima espanhola,  é de difícil interpretação, pois o vocábulo é anterior ao século XVI na Península Ibérica e não necessariamente tem haver de modo primordial com aquele tipo de embarcação. Alguns autores sugerem que o termo derive de uma palavra ibérica para 'côncavo', o que indicaria um aspecto do relevo. Todavia, outros estudiosos afirmam que a palavra provém dos tempos pré-romanos, aproximadamente da raiz ibérica 'kal' que significa 'cume', 'cimieira'. Por fim, outros autores relacionam a palavra ao termo árabe qarâra 'que significa quietude, calmaria.

São linhagens nobres do sobrenome Galera, algumas antigas famílias da Andaluzia e Catalunha. Houve também linhagens fidalgas desta alcunha em Albacete e Almería."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia. 

Sobrenome Fuertes


"Um dos mais antigos sobrenomes ibéricos com registros históricos sustentáveis. Tem origem nas Astúrias, quando, no ano de 976, Suero Fuertes, rico-homem, age como confirmador da doação do Conde Froila Velas e de sua mulher a Condessa Gislabara fizeram à Igreja de Oviedo de diferentes benfeitorias entre as localidades de Navia e Porcia. Ainda no século X, o rei asturiano Bermudo II, confirma ao mesmo cavaleiro outras doações vassálicas, no ano de 982. Em 996, outro personagem da família, um certo Fuertes Diáz faz o papel de testemunha de doações reais recebidas pela Igreja de Oviedo e pelo Mosteiro de São Pelágio. Portanto, a linhagem asturiana dos Fuertes é anterior mesmo às grandes expansões cristãs da Reconquista dos séculos XI, XII e XIII.

Em Aragão, segundo os García Carraffa, houve um solar da família na vila de Borja, documentado desde o século XV. Desta casa fizeram parte Marcos de Fuertes e Juan de Fuertes (filho do primeiro), ambos Infanções do Reino de Aragão no século XVI.

Outra casa importante com este sobrenome houve na localidade de Val de Espeot, no ajuntamento de Murillo de Gállego, no distrito judicial de Egea de los Caballeros, província de Zaragoza, do qual fez parte Pedro de Fuertes que alcançou o título de Infanção perante a Real Audiência de Zaragoza em 1588.

Outra casa importante da família existiu em Uncastillo, de onde se destacou o religioso Antonio de Fuertes y Biota, especialista em Direito no século XVII.

Fuertes significa 'fortes' e é um patronímico simples.

Outras concentrações importantes do sobrenome do ponto de vista histórico: Erla, Luna, Agüero, Santa Eulalia de Gállego, Ayerbe, Belmonte de Miranda, Cisneros, Albalat de la Ribera, Alfambra, Palma de Mallorca, Cangas de Narcea e Ávila."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia. 

Sobrenome Escanilla


"Escanilla é uma antiga linhagem de infanções aragoneses, toponímico associado à localidade de mesmo nome, no município de Abizanda, no distrito judicial de Boltaña, província de Huesca.

Um dos mais antigos registros deste sobrenome faz referência ao Licenciado Dom José Escanilla, que viveu no século XVII e se destacou como cirurgião e catedrático da Universidade de Zaragoza.

Diversas ramas de Escanilla se espalharam por outras regiões da Espanha e Hispano-América, com destaque para os Escanilla do Chile.

No Arquivo Geral Militar de Segóvia constam os seguintes expedientes militares: José Escanilla, Infantaria, 1878; Venancio Escanilla Vergara, Cavalaria, 1807.

Etimologicamente, segundo Roberto Faure, Escanilla provém do termo latino 'scanella', que significa 'pequeno banco', 'banquinho', indicando que o nome é utilizado de forma toponímica. São assemelhados os sobrenomes Escala, Escalera e Escaño."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia. 

Sobrenome Guajardo


"Sobrenome com origem na província de Zaragoza, aliás, onde atualmente vive a maior concentração de pessoas com este sobrenome. Sua origem, contudo, aponta, conforme estudos especializados, uma origem na província de Córdoba, na Andaluzia.

Os Guajardo de Córdoba destacaram-se como religiosos na História da Espanha e também como militares ativos na colonização das Américas e na conquista das regiões da Itália que outrora foram de domínio dos reis espanhóis."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...