sábado, 13 de junho de 2015

Passo da Eira


Eira de acordo com a Wikipedia é "é um espaço plano com um chão duro, de dimensões variáveis, onde os cereais, eram malhados e peneirados, depois de colhidos, com vista a separar a palha e outros detritos dos grãos de cereais.  Sua origem está ligada ao advento da agricultura e o consequente cultivo dos cereais, onde desenvolveram-se várias técnicas, ferramentas e instalações especificas". (Vide artigo)

A localidade de "Passo da Eira" no Capão do Leão já é documentada em 1830, mas aparece com clareza como parte da Freguesia da Nossa Senhora da Consolação da Capela da Buena numa convocação de alistamento militar de 1851.  Por isso, podemos intuir que a localidade é muito antiga e de alguma forma era um dos pontos de passagem dos tropeiros de gado bovino que se dirigiam às estâncias do Pavão ou ao núcleo charqueador de Pelotas (A Zona Rural de Capão do Leão). De acordo com a coleção Varella, João Sulpício Barboza de Menezes estabeleceu na região uma plantação de trigo, em época não especificada, mas creio que seja ainda na primeira metade do século XIX. Posteriormente, João Sulpício teria vendido parte de seus campos a João Francisco Costa, que ali criou um "potreiro e curral de engorda". 

Acredito que, por ser tratar inicialmente de uma plantação de trigo, a existência de uma eira na região não seja algo improvável. A denominação "Passo da Eira" talvez deva-se a existência de um pequeno córrego que ali passa. Eu tive a oportunidade de visitar a localidade, numa altura em que já é quase Coxilha Florida, e é possível observar o tal córrego que, inclusive tem muitas pedras no seu leito. Só não sei precisar se aquele é o Arroio das Pedras ou o Arroio Ávila. Existem muitas fazendas e sítios centenários na região e me chamou a atenção, em especial, um deles que possui uma espécie de abatedouro (hoje desativado) a céu aberto, com muros e construções bem características.

A zona rural de Capão do Leão tem um potencial cultural, histórico e turístico inestimável e desconhecido.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...