terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Os gatunos precoces



"Gatunos precoces

Conta o Correio Mercantil de Pelotas, de hontem:

Os meninos Francisco Gomes Vieira e Bernardo Alegre, dirigiram-se ante-hontem ao Carceller dos Artistas (restaurant) em frente ao mercado, e pediram um quarto para dormir.

Ás duas horas da madrugada, penetraram no quarto do sr. Theodoro Silva (dono do hotel) e do bolso do casaco que estava na cabeceira, tiraram a carteira e d'ella furtaram 1:300$.

Pela manhã bem cedo retiraram-se.

Theodoro Silva, procurando o dinheiro, achou a carteira vasia, e tratou logo de dar caça aos pequenos gatunos, estabelecendo vigilância nos pontos em que elles poderiam tomar o term para escaparem-se.

Á uma hora da tarde, mais ou menos, porém, o sr. Theodoro recebeu aviso de que as duas alígeras avesinhas achavam-se em faustosa jogatina na venda Flôr de Maio, localisada na Varzea, e immediatamente para lá se tocou com o sr. capitão João Affonso, commandante da policia municipal e o sr. Manoel Primo, que os prenderam.

Francisco e Bernardo prometteram leval-os onde estava escondido o dinheiro, conduzindo o sr. João Affonso até as Larangeiras; ali, n'um momento de descuido, azularam, pulando muros e quintaes, e semeando dinheiro em papel, por onde passavam; mas foram afinal agarrados e conduzidos á presença do sub-intendente sr. capitão Casado, que os interrogou.

Depois de muitas negações e de um jogo de empurra que não lisonjeia nada a solidariedade dos melros, descobriram bem dobradinhas, nas ceroulas de um d'elles, duas cedulas de 200$ cada uma e mais um relogio de prata e um lenço de seda.

O sr. Theodoro Silva veiu ainda a arrecadar 1:152$.

Os dous precoces gatunos foram recolhidos á cadêa."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 06 de Maio de 1893, pág. 01, col. 02


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...