sexta-feira, 2 de março de 2018

Dicionário da Imigração - Parte 04


O Dicionário da Imigração foi uma iniciativa do jornalista Josué Fávaro, do antigo e extinto "Jornal do Dia" de Porto Alegre e foi publicado em vários capítulos nas edições do periódico entre janeiro de 1958 e junho de 1963. Na ocasião, Fávaro obteve dados desde pesquisa em fontes primárias, contribuições de terceiros e correspondências enviadas por leitores do jornal. Todavia, salientamos que, conforme pudemos averiguar, Fávaro não conseguiu, ou concluir o seu intento, ou concluí-lo dentro das páginas do "Jornal do Dia", pois o "dicionário" não chegou ao seu final. De qualquer modo, ao menos os dados publicados, aqui os compartilhamos.


Reproduzimos aqui para fins de pesquisa genealógica e sobre dados de imigração no Rio Grande do Sul. 

301. ALVIGGI - Dr. Sílvio Alviggi, filho de Francisco, começou sua vida como telegrafista da Viação Férrea; tendo feito o curso de Direito na Universidade do Rio Grande do Sul, formou-se em 1949; chegou a ser consultor jurídico da mesma empresa ferroviária. Era casado com Zaida Garcia Alviggi. Veio a falecer a 16 de abril de 1957.

302. ALVIGGI - Orlando Roats Alviggi, filho de Francisco, é contador e tem escritório em Porto Alegre.

303. ALVIGGI - Classie Alviggi, descendente de imigrantes italianos, formou-se pelo Instituto Paganini.

304. AMÁBILE - Antônio Amábile, mais conhecido pelo pseudônimo de Piratini, com que atuava no Rádio Gaúcho, animando e produzindo programas que marcaram época. Entre eles podemos citar a "Hora do Bicho". Descendente de italianos, criou um tipo de animador de auditórios que era o símbolo dos imigrantes se adaptando ao falar brasileiro. Fundou a Casa do Artista, em Porto Alegre. Seu nome está ligado à Cidade, onde há uma Rua chamada Antônio Amábile e um pequeno monumento em sua homenagem numa praça. Como compositor suas melodias correm mundo. Ainda há poucos dias um filme francês "Os Amantes do Tejo" trazia como fundo musical melodia de Piratini e Caco Velho.

305. AMÁBILE - Henrique Amábile, irmão de Antônio, é do comércio local, sendo proprietário da Joalheria Amábile.

306. AMÁBILE - Ana Amábile Togni, casada com Valeriano José Togni, residem em Encantado.

307. AMÁBILE - Helena Amábile Forgiarini, professora na Escola Rural de Itapitocaí, município de Uruguaiana.

308. AMADEI - Guglielmo Amadei, descendente de imigrantes italianos. Em 1915, partiu para a Itália, atendendo a um apelo do governo daquele país que desejava voluntários para a Primeira Grande Guerra. Não se sabe se voltou e se aqui deixou descendência.

309. AMÁDIO - Amadeo Amádio, descendente de imigrantes italianos, como o anterior atendeu à convocação de voluntários para a Grande Guerra. Não se sabe se regressou ao Brasil. No entanto, não está na lista dos que morreram em combate.

310. AMÁDIO - José Amádio, descendente de imigrantes italianos, é jornalista. Foi secretário da Revista do Globo e hoje ocupa as mesmas funções na revista "O Cruzeiro", do Rio.

311. AMANN - Helmuth Amann, descendente de imigrantes alemães, reside em Vila do Cochinho, município de Não-Me-Toque.

312. AMANTE - Carmine D'Amante, descendente de imigrantes italianos, faleceu em Porto Alegre, onde se encontra sepultada no Cemitério de São João.

313. AMANTÉA - Braz Amantéa, descende de imigrantes italianos, é casado com Heddy Amantéa. Tem uma filha chamada Lecy.

314. AMANTÉA - Bruno Bartolo Amantéa, estudante, formou-se no Ginásio São João Batista, em Porto Alegre.

315. AMATO - Gaetano Amato, descendente de italianos, era estabelecido em Porto Alegre, por volta de 1925, com fábrica de anil. Recebeu medalha de prata na Exposição do Cinquentenário da Imigração Italiana, pelos produtos expostos.

316. AMATO - Libório Amato Sobrinho, descendente de imigrantes peninsulares, faleceu a 23 de agosto de 1957, em Porto Alegre.

317. AMATO - João Fazio Amato e viúva Maria Amato Zago são ligados por laços familiares a Libório Amato Sobrinho.

318. AMBROGIO - Fedele Ambrogio foi um dos sócios fundadores da Sociedade "Mútua Cooperazione", fundada em Rio Grande a 20 de maio de 1884, para auxiliar os imigrantes italianos que aqui aportavam muitas vezes em precárias condições de finanças e saúde.

319. AMBRÓS - Cristiano Ambrós, descendente de imigrantes italianos, é advogado em Porto Alegre. Formou-se em 1937, pela Faculdade de Direito da URGS.

320. AMBROSI - Luiz Ambrosi, descendente de imigrantes itálicos, reside em Erechim.

321. AMBROSI - Alcides Pedro Ambrosi, casado com Elsa Ignes Gava Ambrosi, residem em Bento Gonçalves e têm uma filha chamada Marise Antônia.

322. AMBROZIO - João Roque D'Ambrozio, descendente de imigrantes italianos, aluno bolsista do Serviço de Orientação e Educação Especial da Secretaria de Educação do RGS.

323. AMIM - Bechara Amim e José Amin Abichequer, imigrantes libaneses, nasceram na cidade de Zuck (Líbano). Seus descendentes estão espalhados pelo Rio Grande do Sul.

324. AMIM - José Bechara Amim, agricultor, descendente de imigrantes libaneses, reside em Cachoeira.

325. AMISANI - Viuva Jurema Amisani, descendente de imigrantes italianos, reside em Porto Alegre. Tem uma filha chamada Helena Juraci.

326. AMMIRABILE - Orlanda Ammirabile Vianna, casada com Nilo Vianna, descende de imigrantes italianos. Residem em Porto Alegre. Têm dois filhos: Jussara e Ricardo (este nascido em agosto de 1957).

327. AMODEO - Antonieta Amodeo Nunes, casada com Tenente João Nunes, descendente de imigrantes italianos. Reside em Porto Alegre.

328. AMODEO - Arthur Paulo Amodeo, casado com Wanda Maria Zinga de Amodeo, descendente de imigrantes italianos. O casal tem os seguintes filhos: Salvador Neto, Carlos Felipe, Maria Medianeira, Maria Tereza e Maria Bernardete (esta nascida a 03-04-1958).

329. AMODEO - Carlos Isidoro Amodeo e Paulo Amodeo Mattos formaram-se, no último ano, pelo Ginásio Santo Antônio, em Porto Alegre.

330. AMORE - Bernardo D'Amore, descendente de imigrantes italianos. Em 1915, atendendo o chamado do governo italiano alistou-se nas tropas daquele país para lutar na Grande Guerra. Não se sabe se regressou.

331. AMORE - Giuseppe D'Amore, como o anterior, seguiu o mesmo itinerário.

332. AMORE - Padre Emílio D'Amore, descendente de imigrantes italianos, foi pároco de Bella Vista em 1922-1923.

333. AMORETTI - Cristovam Amoretti, casado com Constança Stringhini Amoretti, são descendentes de imigrantes italianos e residem em Gravataí.

334. AMORETTI - Nelson Amoretti faz parte do alto comércio de Taquara.

335. AMORETTI - Francisco Amoretti Viale, descendente de imigrantes italianos, faleceu em Porto Alegre a 29-12-1957. Entre seus familiares contam-se: viúva Ana Amoretti Viale, Conceição Amoretti Viale.

336. AMORETTI - Vanius Antenor Amoretti Zanoni, descendente de imigrantes, é casado com Ilva Domingos Bravatti Zanoni. Residem em Caxias.

337. AMORETTI - Terezinha Laís Amoretti e Nelson Amoretti Lisboa, residentes em Caxias do Sul, formaram-se no ano que findou pela Escola Normal Duque de Caxias, daquela cidade.

338. AMORETTI - Antonio Amoretti, comerciante em Caxias do Sul.

339. AMORETTI - Dolores Pereira Amoretti reside em Porto Alegre, onde é proprietária.

340. AMORETTI - Regis Amoretti Souza, reside em Porto Alegre, onde concluiu o Curso Ginasial no Júlio de Castilhos.

341. AMORETTI - Maria Troian Amoretti, professora em Caxias do Sul.

342. AMORETTY - Carlos José Amoretty de Souza escrivão do 5o. Cartório do Crime, em Porto Alegre.

343. AMORETTY - João Carlos Amoretty de Azevedo, formado pela Escola de Cadetes, no ano que findou.

344. AMPESSAN - Ivone Ampessan Faccio, casada com Odilon Faccio. Descendente de imigrantes italianos e reside em Antônio Prado. O casal tem dois filhos, uma menina e Paulo Ernesto.

345. AMPESSAN - Josni Beatriz Ampessan, descendente de imigrantes italianos, reside em Antônio Prado, onde concluiu o curso ginasial.

346. AMSTAD - Padre Theodoro Amstad, sacerdote jesuíta, grande entusiasta do cooperativismo entre os colonos alemães do Rio Grande do Sul. Foi o fundador das Caixas de Crédito Rural, que até hoje produzem enormes benefícios à economia da região colonial, tendo uma delas se transformado em poderosa casa bancária, que é o Banco Agrícola Mercantil.

347. ANCARANI - Professora Iró Ancarani, descendente de imigrantes italianos, residia em 1915 na cidade de Santa Maria, onde fundou e estimulou o Comité Feminino "Pró-Itália".

348. ANDERI - Raul Anderi, descendente de imigrantes, formou-se no Colégio Rosário de Porto Alegre, no ano de 1957.

349. ANDERS - Maria Anders, descendente de imigrantes, foi aluna do Instituto Cultural Brasileiro-Norte-Americano, em Porto Alegre, do qual obteve o certificado de Michigan.

350. ANDERSEN - Nelson Andersen, descendente de imigrantes, reside em Porto Alegre.

351. ANDERSON - Gamar Anderson, descendente de imigrantes, reside em Ijuí.

352. ANDERSON - José Nelson Anderson, sócio da firma Anderson & Rech, de Erechim, é descendente de imigrantes.

353. ANDERSON - Emilio Anderson, agricultor, reside em Colônia Correntes; Alvim Anderson e Hiomar Anderson, residem em Colônia São Domingos, no município de Pelotas.

354. ANDERSON - Carlos Anderson, descendente de imigrantes, tem oficina de calçados em Pelotas.

355. ANDIGLIERI - Nome de um dos sócios da firma Tomielo & Andiglieri, de Ana Rech, município de Caxias do Sul.

356. ANDOGNINI - Hilário Andognini, descendente de imigrantes italianos, reside em Caxias do Sul, onde é comerciante no ramo de relógios e jóias.

357. ANDOGNINI - Maria Antonieta Andognini Guedes, professora, pertence ao quadro da Secretaria da Educação.

358. ANDRÉ - Dr. Alberto André, descendente de libaneses, é advogado e jornalista. Foi reeleito para a presidência da Associação Riograndense de Jornalismo, sendo além disso, vereador na Capital e suplente de deputado pelo PL.

359. ANDRÉ - Dr. Júlio André, irmão de Alberto, também é advogado e contador, tendo seus escritórios em Porto Alegre.

360. ANDRÉ - Norma André, formada pela Escola Técnica de Comércio Farroupilha, em Porto Alegre.

361. ANDRÉA - Francesco D'Andréa, descendente de imigrantes italianos, atendeu em 1915 ao apelo do governo da Itália para que se apresentassem voluntários à Primeira Grande Guerra. Não se sabe se regressou ao Brasil, depois da luta.

362. ANDRÉA - Quido D'Andréa, italiano, técnico em vitivinicultura, trouxe para o Brasil métodos novos, e colocou-os em prática nas plantações da Sociedade Vinícola Riograndense, principalmente no município de Flores da Cunha.

363. ANDRÉA - B. Francisco D'Andréa, descendente de imigrantes italianos, reside em Porto Alegre. Tem uma filha chamada Dione.

364. ANDRÉA - Dinorah Almeida Andréa, descendente de italianos, é enfermeira em Pelotas.

365. ANDRÉA - Gelsa D'Andréa, descendente de imigrantes italianos, concluiu o curso pelo Instituto Musical de Porto Alegre, em 1957.

366. ANDRÉA - Leda Juliana D'Andréa, descendente de imigrantes itálicos, é professora formada em 1957, pela Escola Normal Primeiro de Maio.

367. ANDREADO - Tula Andreado, imigrante grega, chegou ao Brasil em 1957. No mesmo ano, pelos seus dotes de beleza, era candidata a "mais bela comerciária" pela cidade de Porto Alegre.

368. ANDREANI - Aldo Andreani, descendente de italianos atendeu ao apelo do governo da Itália, que pedia voluntários à Primeira Grande Guerra, em 1915. Não temos notícias se regressou ou não ao nosso país.

369. ANDREASSI - Francisco M. Andreassi Albuquerque, descendente de italianos pelo lado materno, é aeroviário e reside em Porto Alegre.

370. ANDREATTA - Catarino Andreatta, casado com Nair G. Andreatta, é descendente de imigrantes italianos. Conhecido volante de raids automobilísticos, foi vencedor de inúmeras provas não só no Rio Grande do Sul, como em outros estados. Filhos do casal: Celanira, Lucy, Vitorio e Tania.

371. ANDREATTA - Julio Andreatta, irmão de Catarino, também é categorizado volante e reside em Porto Alegre.

372. ANDREATTA - Henrique Andreatta Filho, descendente de italianos, é casado com Rosalia Echer Andreatta e reside em Vila Elizabeth, município de Ijuí.

373. ANDREAZZA - Nome patronímico de família originária da Hungria, que no século XII emigrou para Veneza. No Rio Grande do Sul há inúmeros membros desta família radicados nos mais diversos pontos do Estado.

374. ANDREAZZA - José Andreazza, filho de Pedro, imigrou para o Brasil em agosto de 1878, acompanhado de seus familiares. Nascera em 1795 em Onigo, província de Treviso, Itália. Filhos: Davide, Pedro e Francisco.

375. ANDREAZZA - Davide Andreazza, filho de José, nasceu em 1863, em Pederoba, província de Treviso, Itália, tendo casado com Elisa Adami Andreazza, nascida em 1867 no Tirol. No Brasil, Davide (falecido em 1930) e Elisa (falecida em 1956) residiram em Caxias e entre seus filhos contam-se: Luiz, João, Attilio, Sétimo e Sebastião.

376. ANDREAZZA - Luiz Andreazza, filho de Davide, nasceu em Caxias do Sul a 21-10-1894, casou-se com Anayde Chiaradia Andreazza (filha de José Chiaradia). O casal tem os seguintes filhos: Julio Cesar, David, Ely e Themis.

377. ANDREAZZA - Julio Cesar Andreazza, filho de Luiz, é casado com Vera Rossorolla Andreazza e desse matrimônio tem um filha, Yonara, nascida a 16-03-1957.

378. ANDREAZZA - Dr. Ely Andreazza, filho de Luiz, é médico e exerce sua atividade em Caxias do Sul.

379. ANDREAZZA - David Andreazza, filho de Luiz, é um dos dirigentes da firma Luiz Andreazza & Cia. Ltda., do comércio de fazendas em geral, na cidade de Caxias do Sul.

380. ANDREAZZA - Themis Andreazza Sehbe, filha de Luiz, é casada com o médico dr. Jorge Sehbe (descendente de sírios).

381. ANDREAZZA - Acompanhando José Andreazza, quando este migrou para o Brasil, vieram também dois sobrinhos, Constante e Inocente, dos quais desconhecemos a descendência.

382. ANDREAZZA - Dr. Ary Andreazza, descendente de imigrantes italianos, reside em São Leopoldo e é governador do 124o. distrito do Rotary Clube, além de membros de diversos empreendimentos industriais.

383. ANDREAZZA - Catarina Vilanova Andreazza, professora, em São Leopoldo, é também orientadora do Centro de Tradições daquela cidade.

384. ANDREAZZA - Claudino Andreazza, descendente de imigrantes italianos, casou com Ângela Ceolin Bozzeto (filha de José Busanello Bozzetto e Olivia Ceolin Bozzetto).

385. ANDREAZZA - No distrito de Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul, ainda encontramos os nomes de Guilhermo Andreazza (dedicado à metalúrgica) e Honório Andreazza.

386. ANDREIS - João Andreis, imigrante italiano, casado com Madalena Postal, nasceu na Itália (Tirol) e veio ao Brasil em 1892, juntamente com sua esposa.

387. ANDREIS - Manoel Andreis, filho de João, nasceu em Bento Gonçalves a 08-09-1895, tendo-se casado com Maria Da Rós Andreis, nascida em Marau a 11-09-1903. Deste casamento vieram ao mundo três filhos: Avelino Angelo Andreis, Elmes Luiz Andreis e Terezinha Madalena Andreis.

388. ANDREIS - Avelino Angelo Andreis, filho de Manoel, nasceu no 7o. distrito de Guaporé, a 11-11-1923, tendo-se casado com Lourdes Catarina Vieira Andreis.

389. ANDREIS - João Batista Andreis, descendente de imigrantes italianos, é casado com Celestina Moretto Andreis e reside em Caxias do Sul. Filhos do casal: Murilo, Germano, Ires, e Oraide.

390. ANDREIS - Antonio Andreis, contador, formado pela Escola Técnica N.S. do Rosário, em 1957.

391. ANDREIS - Elio Andreis, viticultor, reside na região colonial italiana.

392. ANDRENCHETTI - Hilda Bernardi Andrenchetti de Freitas, professora descendente de imigrantes italianos, leciona no Grupo Escolar situado à Praça José Maurício, Vila IAPI, Porto Alegre.

393. ANDREOLA - Helvecia Andreola Dal Ponte, casada com Eloy Olindo Dal Ponte, descende de imigrantes peninsulares e tem uma filha chamada Graciela. Residem em Bento Gonçalves.

394. ANDREOLA - Ernesto Andreola, descendente de italianos, reside em Erechim onde é sócio da firma Andreola & Pavan Ltda.

395. ANDREOLA - Em Bento Gonçalves temos ainda a registrar os seguintes nomes: Josefina Andreola, Maria Andreola e Dervil Antonio Andreola.

396. ANDREOLETTO - Waldir Andreoletto, descendente de italianos, professor na Escola Rural Assis Brasil, de Ijuí, em 1957.

397. ANDREOLI - Felice Andreoli, descendente de italianos, atendeu ao chamado de voluntários para a Grande Guerra de 1914, feito pelo Governo da Itália. Não temos informações se voltou ao Brasil.

398. ANDRIOLI - Batista Alberto Andrioli, descendente de italianos, é proprietário em Porto Alegre, onde reside.

399. ANDREOLI - Ettore Andreoli, estabelecido em Taquari no ano de 1925. Não sabemos de sua descendência.

400. ANDREOLI - José Orlando Andreoli, descendente de imigrantes italianos, é casado com Maria Saraiva Andreoli. Reside em Porto Alegre onde exerce sua atividade como mestre de obras.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...