sexta-feira, 5 de junho de 2020

Sobrenome Palha


"PALHA - Sobrenome português, primitivamente alcunha. Documenta-se Petrus Palia no século XIII. Afirma-se que a família Palha é originária da Galícia.

Faz referência ao tipo de habitação de palha comum na Península Ibérica durante a Idade Média.

PALHANO - sobrenome derivado de palha."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 23 de Outubro de 1993, pág. 05

Sobrenome Homem


"HOMEM - Primitivamente alcunha. Do latim 'homo', 'hominis'. No contexto medieval, tende a ter o sentido de 'homem livre', isto é, que não está sujeito a relações servis. 

A família deste sobrenome procede de Dom Pedro Rodrigues de Pereira, cujos filhos tomaram este apelido; foi seu neto Pedro Homem, que posteriormente ocupou alto posto hierárquico no Reino da Inglaterra."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 15 de Maio de 1993, pág. 03

Sobrenome Castro


"CASTRO - Sobrenome toponímico espanhol e português. Do latim 'castrum', que significa fortaleza, forte, castelo. Normalmente o termo 'castro' é utilizado para denominar um castelo cuja construção remonta à época romana ou pré-romana. O mesmo que uma povoação fortificada.

Dom Rui Fernandes de Castro, rico-homem do rei Afonso VII foi o primeiro que usou do apelido, que tomou da Vila de Castro Xerez. Dom Pedro Fernandes de Castro, chamado o 'da Guerra', foi o primeiro que veio ao Reino de Portugal, no tempo do rei Dom Afonso IV.

Personalidades: Agostinho Castro, poeta mexicano (1728-1790); Aluísio de Castro, professor e compositor brasileiro (nascido em 1881); Alvarez Gomes de Castro, poeta espanhol (1521-1586); Antônio de Castro, sacerdote e escritor português; Antônio Manuel Lopes de Castro, político português (1796-1842); Antônio Pedro Castro, escritor e historiador argentino (nascido em 1902); Cipriano Castro, militar e político venezuelano (1855-1924); Cristóvão Vaca de Castro, administrador espanhol (1492-1562); Estevão Rodrigues de Castro, médico e poeta português (1559-1638); Eugênio de Castro, poeta português (nascido em 1869); Felipe de Castro, escultor espanhol (1711-1775); João de Castro, navegador e militar português, vice-rei da Índia (1500-1548)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 13 de Junho de 1991, pág. 02

Inauguração da ponte da Rua Sant'Anna


"Ponte da rua Sant'Anna

Como haviamos noticiado, realisou-se hontem a inauguração d'esta ponte, cuja construcção era de necessidade urgente, visto que os moradores da citada rua encontravam-se em serias difficuldades de transito, quando as chuvas alagavam os arredores das suas habitações. Hoje a rua Sant'Anna, pelas condições e posição em que se acha, vae ser uma das mais importantes da cidade baixa, por ser o caminho mais curto e facil para o viandante que traz suas mercadorias do interior do municipio.

Foi, pois, a construcção d'essa ponte uma das muitas medidas de maior importancia, levadas a effeito pelo espirito operoso do nosso co-religionario Felicissimo de Azevedo, presidente da junta municipal.

Após o acto da inauguração, bastantemente concorrido, e abrilhantado por uma banda de musica, foram os assistentes convidados para uma refeição na chacara do cidadão Leopoldo Bier.

Ahi foi servido um succulento assado com couro, trocando-se por essa occasião muitos brindes.

D'elles destacamos os do nosso amigo dr. Guillon, que, em nome dos municipes, agradeceu ao cidadão Felicissimo o serviço ingente que tem prestado a Porto Alegre; do manifestado ao povo d'esta cidade; do cidadão Alfredo Azevedo ao exercito; e de um alumno da Escola Militar ao dr. Julio de Castilhos, em nome dos seus companheiros.

Foi, pelos moradores da rua Sant'Anna offerecido ao digno presidente da junta municipal um cartão de prata contendo esta inscripção: MUNICIPES RECONHECIDOS A FELICÍSSIMO MANOEL DE AZEVEDO - PRIMUS INTER PARES - PORTO ALEGRE, 23 DE AGOSTO DE 1891."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 24 de Agosto de 1891, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...