quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Feliz Natal 2020!


Um Natal de paz e alegrias neste ano tão conturbado de 2020. 
Desejo sincero a todos visitantes, seguidores e colaboradores do blog.
Feliz Natal!

 

Tipos de antropônimos


Prenome –
antropônimo que distingue o indivíduo dentro dos grupos sociais de maior intimidade. Antecede o sobrenome e pode ser simples, composto ou justaposto. 

Sobrenome – antropônimo que identifica o pertencimento do indivíduo a uma família. Geralmente provêm dos genitores e sucede o prenome. 

Agnome – antropônimo que indica uma relação de parentesco com outro indivíduo, via de regra, por via patrilinear. 

Apelido (ou alcunha, ou cognome) – antropônimo que se atribui a um indivíduo geralmente por outra pessoa e que costuma aludir a uma característica física ou intelectual ou ainda a um fato ou comportamento social. 

Hipocorístico – antropônimo formado a partir de uma alteração morfológica (abreviação, diminutivo, aumentativo, etc.) de outro antropônimo. Geralmente criado em ambientes de maior intimidade. 

Pseudônimo – antropônimo empregado por um indivíduo em lugar do seu nome civil e escolhido pelo próprio portador do nome próprio. 

Codinome – antropônimo empregado para ocultar a identidade de um indivíduo. Pode ser escolhido pelo próprio portador ou por outrem e frequentemente possui traço negativo. 

Heterônimo – antropônimo atribuído a um indivíduo fictício, criado pelo portador de outro antropônimo. 

Nome artístico (e nome de palco) – antropônimo empregado por um indivíduo em lugar do seu nome civil e pelo qual se faz conhecido em sua atividade profissional, especialmente em áreas como música, cinema, teatro, televisão e afins. 

Nome de guerra – antropônimo empregado como substituto do nome civil em ambientes restritos, especialmente no meio militar, na maçonaria, na prostituição e no crime organizado.

Nome religioso – antropônimo empregado por membros de comunidades religiosas em lugar do nome civil. 

Nome social – antropônimo pelo qual a pessoa, especialmente transexual e travesti, se identifica e é reconhecida socialmente. 

Nome de urna – antropônimo escolhido pelo candidato às eleições proporcionais para registrar-se na Justiça Eleitoral. 

Nome parlamentar – antropônimo escolhido pelo indivíduo eleito a cargo legislativo para ser usado em documentos oficiais da casa legislativa. 

Fonte: AMARAL, Eduardo Tadeu Roque & SEIDE, Márcia Sipavicius. Nomes próprios de pessoa: introdução à antroponímia brasileira. São Paulo: Blucher, 2020, pág. 100. 

Salustiano Coutinho


"Registro mortuario

Em Bagé falleceram o cidadão Salustiano Coutinho e d. Maria Tozzani, casada com o sr. Caetano Tozzani."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 15 de Fevereiro de 1892, pág. 01, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...