sexta-feira, 7 de maio de 2021

Álvaro Chaves

 "DR. ALVARO CHAVES



Falleceu ante-hontem, em Pelotas, cidade de seu nascimento, o distincto rio-grandense Dr. Alvaro Chaves.

Nasceu aos 13 de setembro de 1862 e 1877, concluidos os seus estudos de humanidades, matriculou-se na faculdade de direito de S. Paulo, onde distinguiu-se por seu brilhante talento, ao lado de uma pleiade de moços igualmente talentosos, como Assis Brasil, Julio de Castilhos, Ernesto Alves e outros.

Durante o curso foi um dos mais ardentes propugnadores da causa republicana, idéa a que prestou ate os ultimos mezes de sua existencia o concurso de seu talento, da sua illustração e da sua atividade. Em S. Paulo fundou o Club Republicano 20 de Setembro de que foi orador; aqui a sua palavra fez-se ouvir em conferencias publicas, em clubs politicos, sempre em favor da causa republicana. Na imprensa não foi menor a sua actividade. Fundou a Republica, orgao do Club 20 de Setembro, collaborou em varias revistas e jornaes.

Foi um dos organisadores do partido republicano do Rio Grande do Sul e seus amigos e correligionarios, reconhecendo os bons serviços que havia prestado, fizeram-no candidato á assembléa provincial em mais de uma legislatura e ultimamente á assembléa geral pela provincia do Paraná.

Ultimamente, viajando a Europa, foi sorprendido com a noticia da proclamação da republica no Brasil. Em Madrid, a convite do Cassino Federal, fez uma notavel conferencia acerca do estabelecimento da republica, conferencia que mereceu grandes applausos.

Regressando, partiu para o Rio Grande do Sul, onde falleceu."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 25 de Fevereiro de 1890, pág. 01, col. 04

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...