sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Sobrenome Sebrão


"SEBRÃO - Sobrenome português. Formas arcaicas: CIBRÃO, CIBRAÃO. No século XV, encontra-se São Cibrião. O mesmo que Cipriano, do latim 'Cyprianus'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 18 de Fevereiro de 1994, pág. 11

Matteo Carlos Gianella


"MATTEO CARLOS GIANELLA, nasceu a 10 de Novembro de 1883 na Italia, em Crevacuore, Província de Vercelli, Piemonte, sendo filho de Giuseppe Gianella.

Veiu para as Americas na idade de 19 anos e permaneceu 11 anos em Buenos Aires, trabalhando como mestre das industrias textis. Ali na visinha e bela capital portenha, ele trabalhou nas maiores organisações industriais de tecidos da America do Sul, como seja os Lanificios Reunidos de Campomar e Lanificio Buzzala. Ali mesmo, tentou por diversas vezes montar uma oficina de trabalho, mas seus esforços neste sentido foram malogrados pelos homens de má fé e que não compreendiam o grande objetivo do ideal traçado pelo pensamento inteligente e empreendedor deste homem cheio de fé e confiança.

Veio depois para o Brasil, contratado, afim de montar a Fiação da Fabrica de Tecidos de Galopolis, onde permaneceu durante 4 anos. No ano de 1917 estabeleceu-se no arrabalde Santa Catarina, 9a. Legua de Caxias, com fabricação de ombreiras, pasta de algodão e feltros, adotando maquinas rústicas, fabricadas por ele mesmo, e, assim foi sempre progredindo, trabalhando com ardor e entusiasmo pelo progresso da terra hospitaleira, patria de sua esposa e de seus quatro filhos.

Bastou uma companheira, filha desta terra, que uniu-se a ele pela vontade suprema, para que compreendesse ter a que lhe faltava: alguem que lhe desse animo e coragem e eis que este empreendedor desde lógo saberia crear a obra que por toda sua vida sonhou e viu tambem completada.

Afim de conseguir e adquirir modernos maquinários para a sua industria, seguiu diversas vezes para a Europa, tendo encontrado durante suas viagens as maquinas que julgou necessarias para a sua fabrica, que hoje trabalha com centenaas de operários.

O snr. Matteo Carlos Gianella, desfrutava de grande prestigio, que o assinalava, de modo inconfundivel, no meio das élites sociais e comerciais Caxienses.

Espirito lúcido, que se apurou ao contacto com os homens, em proveitosas lições de experiencias, inteligente batalhador, tirou os melhores proveitos na serena e limpida trajetória que vinha sendo a sua vida de industrial e comerciante, dos mais conceituados entre os de sua classe.

A Fabrica de Tecidos e Fiação de Vila Santa Catarina diz, de módo mais do que expressivo, o que foi o espírito de organização de Matteo Carlos Gianella.

Dizer através de uma rapida nota, traçada ao correr da pena, o que em verdade é a modelar e bem organizada fabrica de tecidos finos e mantas de feltro para montaria e fiação de lã, da firma Matteo Gianella & Cia. hoje modificada para Vva. Matteo Gianella & Cia., é nos sumamente dificil, tendo em vista o reduzido espaço que ocupamos para descrever o importante estabelecimento comercial.

Matteo Carlos Gianella foi um dos homens que trouxeram a palpitar dentro em seus proprios peitos, um generoso coração latino, constantemente evangelizado á sublimidade da paz, e uma vontade ferrea e sempre firme no constante progresso desta terra Brasileira.

Ao entrardes naquela oficina, encontrareis um lugar onde se aprende a ser homem, amando a Deus, a Patria e a Sociedade; encontrareis a mais perfeita comunhão de uma colmeia em franca atividade, dentro de outra maior: - CAXIAS.

O ruido ensurdecedor das inumeras maquinas, simboliza um hino maravilhoso ao trabalho, embevecendo o homem de ação, habituado ao manejo da ferramente, quer no campo, quer na industria, sonhando e realizando.

As etapas alcançadas, contam-se por verdadeiros triunfos, onde os nomes de suas principais especialidades, como seja: Xergal, Capas Impermeaveis Caxienses, Casemiras finas e grossas e Mantas de feltro, lograram grande fama, levando longe o nome Industrial de Caxias.

Daí, a justa ufanía que experimentamos em ressaltar o nome ilustre e saudoso de Matteo Carlos Gianella, que foi um dos de maior projeção nas Industrias Gauchas.

Distanciados agora do seu aféto e de seu apoio moral e material, pelo impulso da vontade onipotente, convitos que ele descança o sono eterno destinado para os que foram bons na terra, curvam-se respeitosos os seus amigos, porque ele será para todos eternamente um exemplo de homem digno.

Ele soube, sem medir sacrifícios, ser um batalhador pelo progresso do Brasil, cedendo a esta terra maravilhosa, em troca da hospitalidade e dos dias felizes vividos no seio de sua familia, num ambiente brasileiro de liberdade, de páz, de tolerancia, de tranquilidade e progresso, cedendo a esta terra, diziamos, em troca de tudo o que lhe concedeu, a obra que hoje admiramos e vemos completada por ele proprio e ainda pela esposa dedicada e os 4 filhos brasileiros."

Fonte: A E'POCA (Caxias do Sul/RS), 07 de Outubro de 1943, pág. 15

Os primeiros uniformes do Exército Republicano


"Uniformes do exercito

O Diario Official publicou o decreto n. 21 de 28 do passado, approvando o novo plano de uniformes do exercito.

Para os alumnos das escolas militares sabe-se que ficou estabelecido o seguinte:

Primeiro uniforme - Boné com galão. Dolman de elasticotine azul ferrete. Calça de elasticotine azul ferrete. Talim. Fiador. Espada.

Luvas de pellica branca.

Segundo uniforme - Boné com galão, com ou sem capa de oleado ou de brim branco. Dolman de flanella azul ferrete. Calça de flanella azul ferrete ou de brim branco.

Terceiro uniforme - Boné com capa de brim branco, blusa de brim pardo e calça de brim branco ou pardo.

Boné - Igual aos dos corpos especiaes, sendo a cinta de veludo azul escuro, com vivos brancos, e tendo a meio e em roda um galão dourado de 0,13 m de largura. O emblema é um castello encimado por uma estrella de 0,03 de diametro, tudo bordado a ouro.

Capas de oleado e de brim branco.

Dolmans - De elasticotine ou de flanella azul ferrete, com o formato e dimensões dos dos corpos especiaes. Golla e cancellas de velludo azul escuro. Castello bordado nos extremos da golla. Botões com castello. Passadeiras de velludo azul escuro com castello bordado a ouro. Uma estrella bordada a ouro em cada hombro, como está adoptado. Talim, fiador, espada e blusa de brim pardo - o que está adoptado.

Calças - De elasticotine azul ferrete, de flanella azul ferrete, de brim branco, de brim pardo."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 10 de Dezembro de 1889, pág. 01, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...