sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Delfina da Silva


"Registro mortuario

Falleceu hontem n'esta capital e foi hoje sepultada a exma. sra. d. Delfina da Silva, de 60 annos de idade, solteira, cunhada do nosso co-religionario Bernardino de Almeida Gomes.

Apresentamos os nossos pezames á familia da morta.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 20 de Outubro de 1892, pág. 02, col. 03

Rebelião em Fernando de Noronha


"De Fernando de Noronha escreveram ao Diario de Pernambuco:

Em 29 de julho, ás 9 1/2 horas da noite, um grupo de sentenciados, considerados incorrigiveis e intrigados com todas, assassinou o galé perpetuo (escravo) Josias, que era tido aqui por um dos mais terriveis.

O exm. sr. director providenciou como o caso exigia, sem que comtudo pudesse verificar qual o responsavel pelo assassinato.

A 19 de agosto, o mesmo grupo, não satisfeito ainda d'aquelle acto de barbarismo, pelo qual já havia soffrido castigo aconselhado em taes emergencias, assassinou igualmente aos sentenciados Miguel Barbosa e Joaquim Muniz Falcão, conhecido por Munbebo, e praticou muitos outros ferimentos.

Esses tres delictos com todas as suas circumstancias aggravantes, deram causa a haver aqui um certo panico, tanto mais se dizia que outros crimes seriam commettidos. Resultou d'isto conservarem-se os animos em geral sempre em apprehensões atterradoras."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 28 de Setembro de 1885, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...