Sobrenomes Alemães por ordem alfabética

Cada sobrenome listado inclui suas variantes. O número de sobrenomes elencados passa do número de 10 mil, justamente por causa das variantes. Ao clicar em cada sobrenome desta lista, você será redirecionado para uma postagem em que o sobrenome aparece grifado. Procure-o, pois frequentemente ele está no meio ou no fim da postagem.

Caso não encontre de imediato um determinado sobrenome na lista abaixo, utilize a caixa de pesquisa no canto superior esquerdo do blog.

Há muitos sobrenomes que originalmente não foram listados e, com o tempo, por meio da interação dos visitantes do blog, foram respondidos e aparecem nas caixas de comentários.

Sobrenomes da Prússia Oriental
O uso do predicado nobre "von" nos sobrenomes alemães

A

B


D

E



H

I
J

K

L

M

N

O

P


R

S

T


W

Z

6 comentários:

Unknown disse...

Familia Waltrich e Yunges, são de que origem

Joaquim Dias disse...

WALTRICH ou WALTRICHE. Também neste mesmo grupo de sobrenomes pode ser acrescentado WALDRICH, WALDRICK, WALDRIK, WALDRIKS, WALTRIH, WALTRIK, BALDRIC, BALDRIK, BALDRICK. Pois bem, Waltrich é um nome alemão completamente em desuso, mas comum durante a Idade Média alemã e que significa "senhor rico". Por isso, o sobrenome é um patronímico.

Em particular, encontrei a origem da família WALTRICHE na Francônia, sendo que o próprio nome masculino Waltriche ou Waltrich é de origem francônia. Link da região histórica da Francônia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Franc%C3%B4nia

Há três vertentes importantes da família Waltriche: uma na própria Francônia, uma segunda na região do extinto condado de Wormsgau (ao redor da cidade de Worms, Renânia-Palatinado), e a terceira na região da Borgonha, França.

Segue a fonte: STÖRMER, Wilhelm. Zeitschrift für bayerische Landesgeschichte. URI, 28, 1965. (é um artigo disponível no portal Francia ahlfeldt).

Grato pela visita ao blog!

Joaquim Dias disse...

YUNGES - Pelo que encontrei, não existe esta forma pura 'Yunges' em alemão. Yunges é encontrado na Holanda e na Inglaterra, como variação de 'Junges' (=jovem, moço, jovens, moços). Acredito que possa ter ocorrido uma aliteração no processo de imigração.

Se for uma aliteração de JUNGES, é um sobrenome encontrado em todas as regiões de língua alemã, com leve concentração na Baixa Saxônia e na região de Berlim.

Grato pela visita ao blog!

Joaquim Dias disse...

204. Reinhardt: sobrenome patronímico que significa filho de Reinhardt. Reinhardt é um primeiro nome comum na Alemanha, derivado da aglutinação dos termos do antigo germânico rain (puro, verdadeiro) e harti (duro, forte, coração). O sobrenome é comum na metade ocidental da Alemanha.

GRASSMANN - pode ser uma aliteração de GROSSMANN, e significa "homem grande", "homem forte", "homem robusto" ou mesmo "homem gordo". Só que sendo uma variante, ela é mais própria das regiões fronteiras aos Países Baixos.
Todavia, pode significar também "homem do gramado". Explicando dentro do contexto histórico: "gramado" é o termo genérico para denominar a área em torno de uma herdade, de uma residência senhorial, de um castelo, de um mansus. Compreende o conjunto de jardins, hortas e pomares de uso do senhor feudal. Portanto, GRASSMANN significa o administrador responsável pelo cuidado do "gramado", da área periférica de uma residência nobre.

Sobre GRASSMANN, há mais duas possibilidades: pode ser uma derivação do termo do alto alemão medieval "graser" e significar caçador. Por fim, pode ser uma derivação do prussiano "graz" e corresponder a "bravo, intrépido".

Sobre a distribuição de GRASSMANN, há dois núcleos principais (que talvez denotem o fato de serem dois agrupamentos nominais com origens distintas): um na Renânia-Palatinado e outro em Brandemburgo.

Grato pela visita ao blog!

Yaçana disse...

Eu não encontrei o sobrenome Dauffenbach, poderia explicar um pouco sobre ele?

Joaquim Dias disse...

DAUFENBACH - é um sobrenome toponímico a dois locais na Alemanha:

1. Uma aldeia no município de Dürrholz, distrito de Neuwied, Renânia-Palatinado.

2. Uma parte da cidade de Zemmer, distrito de Trier-Saarburg, Renânia-Palatinado.

Daufenbach quer dizer "rio profundo".

Grato pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...