terça-feira, 1 de maio de 2018

Dia do Trabalho em Vacaria em 1934


"VACARIA

Uma bela festa operaria que a 1o. de maio empolga a séde de Vacaria

VACARIA, 1 - Hoje, commemorando o dia do trabalho, nesta vila, foram organizadas pela Sociedada União Operária de Mútuo Socorro as festividades de 1o. de maio com o seguinte:

Programa

PRIMEIRA PARTE

A's 5 horas da manhã será tocada a alvorada pela banda local, excelente conjunto que obedece, a direção de competente maestro sr. Ferdinando Rozina. Em seguida serão dados 5 tiros, tipo canhão, e uma girandola de 21 tiros, sendo executado nessa ocasião, pela banda o 'Hino Operario'.

SEGUNDA PARTE

A's 9 horas, uma sessão cívica no salão do teatro Guarani, gentilmente cedido pela empresa, devendo falar os senhores: João Cunha Lima, orador oficial e o sr. Antenor Pereira. A's 10 horas, Missa solene na igreja matris, resada pelo rev.: Padre Pacífico de Belevaux, acolitado pelos revds. Daniel e Melchior. A's 11 horas, Benção do Estândarte, que está sendo confeccionado pela senhorita Ligia Azambuja, com a presença da madrinha senhorita Ione Santos, lançamento da pedra fundamental do edifício onde funcionará a séde da Sociedade, devendo falar diversos oradores. A's 12 horas, gordo churrasco regado á vinho, no local da séde. Para tal serão carneadas duas vacas gordas.

TERCEIRA PARTE

A's 19 1/2 horas. Grande marcha ''a flambeaux' devendo os associados e respeitavel povo reunirem-se na praça Matris, donde sairão formados pelas ruas centrais da vila.

A primeira parte foi realizada integralmente.

Na segunda parte, após a sessão cívica em que falaram os oradores constantes do programa, a multidão demandou á rua Julio de Castilhos, ao som de musica e entusiasticos vivas. Passando pela residencia da senhorita Ione Santos, o prestito parou afim de que esta, escolhida madrinha do estandarte se incorporasse ao cortejo, em seguida demandou a matris onde se realizaram os oficios religiosos, tendo o padre Pacífico pregado formoso sermão alusivo ao ato.

Finda a missa procedeu-se ao lançamento da pedra fundamental, falando o orador oficial advogado Cunha Lima.

Em seguida, passaram ao churrasco, falando ainda Eudoxio Santos, que em seu nome e da madrinha Antenor Pereira, operario, saudando em belo improviso, o cel. Avelino Paim Filho, prefeito municipal e, finalmente, o dr. Avelino Paim Terra, juiz distrital.

Todos os oradores foram muito aplaudidos.

A' noite, realizou-se a terceira parte do programa, falando o sr. João Cunha Lima, saudando a srta. Ione Santos e Eudoxio Santos, agradecendo. O padre Pacífico, saudando o prefeito e acadêmico Nelson Terra, agradecendo, por esse; João Cunha Lima saudando o municipio e o dr. Avelino Terra, agradecendo.

A União Operaria conta no 1o. distrito com numero superior a 400 socios."

Fonte: A FEDERAÇÃO, 04 de maio de 1934, pág. 02, col. 03-04

Dia do Trabalho de 1933 em Lajeado


"LAGEADO

(...)

LAGEADO, 1 - (Pelo correio) - Comemorando o dia do Trabalho, que hoje transcorre, o Grupo Escolar desta vila promoveu uma festa escolar no sabado ultimo, dia 29, consistindo em cantos, recitativos, etc., tendo a talentosa professora senhorita Marcelina Barreto feito uma bela preleção sobre a data, que muito agradou aos presentes.

Foram distribuídos a mais de 60 alunos pobres, de ambos os sexos, cortes, de camisa e de vestido de pelucia, adquiridos com o produto da Caixa Escolar. De tudo isso foi lavrada uma ata e assinada pelos presentes."

Fonte: A FEDERAÇÃO, 04 de maio de 1933, pág. 01, col. 01

Dia do Trabalho de 1928 em São Leopoldo


"Dia do Trabalho - A União de Moços Catholicos de São Leopoldo commemorará, no dia 1o. de maio, o 'Dia do Trabalho', mandando celebrar, ás 9 horas, uma missa solemne pela felicidade do operariado nacional e particularmente pela do são-leopoldense.

Esse officio religioso revestir-se-á de imponencia.

A's 15 horas, o dr. Adroaldo Mesquita da Costa, fará, no Theatro Independência, a convite da Uniâo de Moços Catholicos daquella cidade, uma conferencia sobre o importante thema 'A Questão Social'."

Fonte:  A FEDERAÇÃO, 28 de abril de 1928, pág. 04, col. 02

Dia do Trabalho de 1924 em Rio Grande


"O dia do trabalho em Rio Grande - RIO GRANDE, 2 - Commemorando a data de hontem, a classe operaria realisou, na praça General Telles, um comicio, falando diversos oradores.

Terminado este, na maior ordem, columna extensa de operarias percorreu diversas ruas, precedida por uma banda de musica, saudando, á passagem, a imprensa.

A' noite, realisou-se, na séde social da União Operária, uma sessão festiva, com numerosa assistencia."

Fonte: A FEDERAÇÃO, 02 de maio de 1924, pág. 04, col. 02-03

Dia do Trabalho em Cruz Alta em 1919


"1 de Maio - CRUZ ALTA, 1 - Os operarios fizeram uma passeata puxados por uma banda de música e empunhando estandartes percorreram as principaes ruas e foram á residencia do intendente a quem saudaram e solicitaram o auxilio para uma aula nocturna.

O intendente agradeceu, promettendo diligenciar neste sentido."

Fonte: A FEDERAÇÃO, 03 de maio de 1919, pág. 04, col. 01

Dia do Trabalho de 1919 em Cachoeira do Sul


"1 de maio - CACHOEIRA, 4 - a sociedade dos operarios daqui no dia 1 de maio, levou a effeito uma sessão magna, commemorando o dia do trabalho, sendo presidida pelo intendente capitão Francisco Gama.

Foi orador officail o sr. Odon Cavalcanti, que discorrem longamente sobre o movimento socialista e sobre a momentosa questão trabalhista, sendo muito felicitado."

Fonte: A FEDERAÇÃO, 05 de maio de 1919, pág. 05, col. 01

A comemoração do dia do Trabalho em Porto Alegre em 1907

"1o. de maio

O operariado desta capital festeja amanhã o dia do trabalho.

Os operarios da Companhia Progresso Industrial tem seu programma organisado para essa festa, do seguinte modo:

A' alvorada será queimada uma salva de 21 tiros de dynamite, sendo executada por essa occasião a Marcelheza.

A's 7 horas da manhã partirá o prestito com destino á Tristeza, onde realisar-se um convescote.

Na passagem os operarios saudarão o presidente da Companhia Progresso Industrial e o gerente, sr. Manoel Teixeira Cavalheiro.

Na Tristeza serão servidos gordo churrasco, vinho e cerveja.

O trem que partirá ás 8 horas do Riacho, voltará ás 5,40 da tarde.

Ao voltar da estação organisar-se-á novo prestito, á luz de fogos de bengala.

A commissão dos festejos compõe-se dos srs. Caetano G. da Fonseca, José Pizza, Pedro Barreto, Affonso D. de Souza, Manoel M. das Neves, Miguel Parruba, Miguel Carrero e Francisco Guaragua.

*   *   *

Os operarios da fabrica Silveira Martins & C. tambem festejarão a data de amanhã.

A's 6 horas da manhã partirão elles, em alegre convescote, para o lugar denominado Passo Fundo, no arrabalde Theresopolis.

No Passo Fundo serão abatidas duas rezes para churrasco e servidos vinho e cerveja."

Fonte:  A FEDERAÇÃO, 30 de abril de 1907, pág. 02, col. 03

Feliz Dia do Trabalho!


Nossos cumprimentos a todos os trabalhadores pelo seu dia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...