sábado, 20 de abril de 2019

Exposição Fauna Sul-Rio-Grandense no Hall da Prefeitura Municipal de Pelotas









A exposição está acontecendo na Sala de Exposições Frederico Trebbi, no hall de entrada da Prefeitura Municipal de Pelotas. 

Histórico do Município de Serafina Corrêa/RS


"A antiga 'Linha Onze' ou 'Rosário de Guaporé' foi colonizada por volta de 1892. Em 10 de novembro de 1905 se tornou Capela Curada tendo como Santa Protetora a Nossa Senhora do Rosário e, 06 de outubro de 1908 recebeu um novo nome: 'dona Fifina Corrêa'. Em 03 de maio de 1911 se tornou oficialmente distrito passando a chamar-se 'Serafina Corrêa', em homenagem à esposa de Vespasiano Corrêa, o primeiro intendente da cidade mãe, Guaporé.

A emancipação política e administrativa aconteceu em 25 de julho de 1960.

Os seus primeiros habitantes foram os imigrantes italianos, oriundos do norte da Itália, que em 1892 vieram através das colônias de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul e Alfredo Chaves, hoje Veranópolis. Esses imigrantes (famílias Assoni, Franciosi, Variani e Marin), depois de chegarem a esta terra, fixaram residência e seguidos de outras famílias, não pararam até hoje, de promover a sua cultura de origem e manter a tradição das verdadeiras raízes que, mais que estarem fixas na terra madrinha, ficaram presas de maneira ampla e criativa, na experiência trazida de uma terra milenar: a Itália.

Serafina Corrêa se encontra ao nordeste da Serra Gaúcha, a 230 km da Capital do Estado, Porto Alegre. Tem uma altitude de 600 m e ocupa uma área de 160 km2. O povo é 85% de origem italiana e chega a um número aproximado a 10.000 habitantes. Destes 30% permanece no interior e trabalha na agricultura e pecuária (milho, criação de suínos, gado, aves) e, 70% na cidade onde se encontram grandes indústrias que trabalham a produção agrícola como o alimento (Perdigão), leite (Cooperlate), couro (Curtume Varicosta), frutas e hortaliças (Ind. Miriam), gráfica (Credeal, Gráfica Serafinense e Gráfica Enal, sendo a Credeal a 2a. maior fábrica no ramo no Brasil), comércio metalmecânico (Toli Auto Peças, Meneguzzi e Pégasus), além de exercer um grande trabalho, a nível nacional, com transporte rodoviário.

O clima no verão é temperado e no inverno frio, chegando a zero grau. O solo é fértil e as pequenas montanhas fazem lembrar a paisagem da Pátria Mãe, a Itália.

Com um grande trabalho voltado à manutenção da cultura de origem, Serafina Corrêa possui diversos locais e criou algumas manifestações que a colocaram entre as cidades de grande movimento turísticos: Nave Degli Immigranti, Ponto central da Via Gênova, onde se encontram réplicas das famosas casas da Itália, como: Casa de Romeu, Casa de Giulieta, Castello Inferiore di Maròstica e La Rotonda, onde são realizadas atividades de comércio e serviço. Serafina Corrêa mostra ainda o túmulo da Senhora Serafina Corrêa, onde um Cristo (do escultor Paulo Siqueira) é uma grande obra de arte.

O Cristo Redentor, o Museu Municipal, a Cascata da Caverna, a Gruta N.Sra. de Lourdes, a Torre da Igreja que é réplica de Fonzaso-BL, Itália, e a Piazzeta São Marcos."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 21 de Dezembro de 1998, pág. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...