terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Histórico do Município de São Sebastião do Caí/RS


"O Município de São Sebastião do Caí, fundado em 1o. de maio de 1875 é um dos mais antigos municípios do estado. Foi fundado por portugueses e colonizado por alemães.

Antônio José da Silva Guimarães, pertencente a tradicional família portuguesa ramificada em todo o Brasil, por volta de 1850, adquiriu grande porção de terras de Francisco Mateus, situada a margem esquerda do Rio Caí, onde havia embarcadouro que os moradores do lugar chamavam de Porto do Mateus, por ser este o primeiro proprietário. Passou a denominar-se Porto dos Guimarães. Foram estes os primeiros nomes da localidade que viria a ser sede do município.

A sede da freguesia era São José do Hortêncio e foi transferida para o Porto do Guimarães que já estava bastante desenvolvido e por isso era necessário a construção de uma nova sede paroquial.

Antônio Guimarães doou à Paróquia, para a construção da Matriz, alguns terrenos no melhor ponto da localidade. Doou também uma área de terras para a praça, que depois tornou-se propriedade do município.

O PAÇO MUNICIPAL

O Município de São Sebastião do Caí foi criado pela Lei no. 995 de 1o. de Maio de 1875.

Em 25 de novembro de 1875, foi empossada a 1a. Câmara Municipal, pelo Presidente da Câmara de São Leopoldo, município do qual São Sebastião do Caí foi desmembrado.

Em 25 de janeiro de 1877 o funcionamento da Câmara foi suspenso pelo Presidente da Província, por ter sido anulada a eleição. Somente três meses depois a Câmara voltou a funcionar, conforme ata lavrada em 1o. de Maio de 1877.

LOCALIZAÇÃO

São Sebastião do Caí está localizado nas margens da rodovia RS 122, uma via de ligação entre a Capital e a Serra, a apenas 60 km de Porto Alegre, no Vale do Rio Caí. A ligação com a capital gaúcha é feita através de uma rodovia asfaltada, com pista dupla.

A 60 Km estão as cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha. A 100 km estão as cidades de Gramado e Canela. A 30 km estão as cidades do Vale dos Sinos, como Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Num raio de 70 km, tendo como centro São Sebastião do Caí, está concentrada 50% da economia gaúcha e 4% do Produto Interno Bruto Brasileiro.

DADO: Microrregião Colonial da Encosta da Serra. LOCALIZAÇÃO: Vale do Caí.

LIMITES

AO NORTE: Bom Princípio.

AO SUL: Capela da Santa e Portão.

AO OESTE: Harmonia e Pareci Novo.

ÁREA TOTAL: 145,8 km

O MORRO DO BOQUEIRÃO

É um dos morros mais altos da localidade ao qual do cume avista-se a capital do Estado.

Durante a 2a. Guerra Mundial, o morro era utilizado como ponto de observação. Havia em sua parte mais alta um pilar, construído pelo extinto Ministério da Guerra, onde eram colocados aparelhos tipo radares que sinalizavam a chegada do inimigo por ar.

Ao longo do Rio Caí, no Distrito da sede, encontra-se uma localidade com o nome de Várzea (chama-se assim porque são terras baixas e planas que margeiam o rio), onde além de terras férteis há a Capela de Nossa Senhora Aparecida e a Escola Municipal Irmã Rosa.

PONTOS TURÍSTICOS 

O Rio Caí nasce em Cima da Serra, no município de São Francisco de Paula, nos banhados da Fazenda Taipas, com o nome de Santa Cruz, na altura do Arroio dos Macacos, passa a chamar-se Rio Caí.

Suas águas descem serpenteando através das montanhas e, aos poucos, vão engrossando quando recebem as águas dos pequenos afluentes. O Rio Caí banha os municípios de São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Feliz, Bom Princípio, São Sebastião do Caí, Montenegro e Canoas.

Sua extensão é de aproximadamente 200 quilômetros. Desemboca no Rio Jacuí.

Os vales do Rio Caí são muito férteis e produzem as famosas bergamotas e laranjas conhecidas como as melhores de todo o Brasil.

O Rio Caí deu nome ao Município, porque seus colonizadores, iniciaram a colonização em São José do Hortêncio, mas o Rio Caí com seu porto atraiu a sede municipal às suas margens, dando origem a bela e acolhedora cidadezinha."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 11 de Janeiro de 1999, pág. 06


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...