domingo, 3 de dezembro de 2023

Desordem em Jaguarão




 Desordem e ferimento

Noticia a Situação de Jaguarão:

"Hontem, as onze horas da noite, mais ou menos, na rua 20 de Setembro, nas quadras entre as ruas General Osorio e Marechal Deodoro, reuniu-se um grupo de tripulantes do "Mirim" em casa de uma das meretrizes, onde não tardou que começasse desordem.

O guarda municipal Hilario Gonçalves que se achava naquellas proximidades, dirigiu-se a referida casa e intimou os desordeiros a que se retirassem. Nessa occasião um dos desordeiros, Braz Ledesma, armado de faca aggride o referido guarda municipal que conseguiu defender-se e procurou ainda prender o seu aggressor. Estabeleceu-se logo a confusão e Braz aproveitando essa circunstancia fugou para bordo do "Mirim" donde voltou momentos depois armado de facão e encontrando o guarda Hilario Gonçalves nas proximidades da mencionada casa fazendo cessar aquelle agrupamento inconveniente e desordeiro, vibrou-lhe forte pancada na cabeça, que prostou Hilario sem sentidos e com um grave ferimento na cabeça. Passando nessa occasião o cidadão Emilio Ferreira dos Santos, commerciante no mercado correu em auxilio do guarda ferido e nesse comenos por sua vez recebeu tambem na face direita um pequeno ferimento feito, ainda por Ledesma.

Instantes depois chegavam as autoridades e effectuaram a prisão de Ledesma não sem pouca dificuldade, pois, não se queria submetter á prisão.

Conduzido o ferido Hilario Gonçalves á "Pharmacia Popular", foi ahi medicado pelo medico sr. Manoel Amaro Junior que solicito attendeu ao chamado das autoridades.

Apóz os curativos recolheu-se Hilario Gonçalves a sua residencia. O seu estado é satisfactorio.

No logar do crime foi encontrada uma faca e um pedaço de arame grosso, aleatroado.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 06 de Fevereiro de 1906, pág. 02, col. 04

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...