sábado, 8 de fevereiro de 2020

Sobrenome Delgado


"DELGADO - Sobrenome português, primitivamente alcunha. Significa magro. Os Delgado acham-se no tempo do rei Dom Afonso Henriques, o fundador da monarquia portuguesa. Trata-se, portanto, de um sobrenome antiquíssimo, anterior a 1139."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 23 de Agosto de 1991, pág. 03

Sobrenome Abranches


"ABRANCHES. - Sobrenome originário de Avranches, condado da Normandia. É uma palavra de uma antiga língua céltica. Vem do latim Abricantis. Alvaro Vaz d'Almada, nobre lusitano, distinguiu-se por atos de heroísmo, na França, onde o Rei Carlos VII (1422-1461) lhe concedeu o condado de Abranches, título que foi confirmado pelos Reis de Portugal, posteriormente. O sobrenome identificou uma das grandes atrizes portuguesas; Margarida Adelina (1866-1945)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 13 de Maio de 1990, pág. 03

Ignacio Pereira de Quadros


"Registro mortuario

Sabbado pela madrugada falleceu n'esta capital, onde se achava em tratamento, o nosso dedicado co-religionario Ignacio Pereira de Quadros, de 61 annos de idade, residente no  municipio de Pedras Brancas, um homem honrado e que gosava de geral estima.

É muito deplorada a sua morte, pela qual apresentamos sentidos pezames á sua exma. familia, na qual contamos outros bons companheiros politicos.

- Sexta-feira resam-se missas por alma do finado, na igreja de N.S. das Dôres, ás 8 horas da manhã."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 13 de Dezembro de 1892, pág. 02, col. 02

Sociedade 28 de Setembro


"No Rio Grande, a sociedade 28 de Setembro, composta de homens de côr, festejaria o 13 de maio, com um baile de gala que seria levado a effeito nos salões d'aquella sociedade.

Antes de começar o baile seria cantado o hymno da Redempção, lettra da poetisa d. Revocata H. de Mello, e musica do professor Sisenando de Moraes."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 19 de Maio de 1891, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...