quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Sírio-libaneses na cidade de Pelotas

 



Vale recordar que a região dos atuais países do Líbano e Síria, no Oriente Médio, fazia parte do secular Império Turco-Otomano até o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918. Por isso, imigrantes sírios e libaneses que chegaram a Pelotas durante o século XIX eram classificados genericamente como “turcos”, embora tivessem cultura, etnia, língua e muitas vezes religião bem diferentes dos “turcos” da região historicamente definida como Turquia.

           
Os sírio-libaneses concentraram-se no Rio Grande do Sul principalmente na atividade de mascates, percorrendo os diversos rincões do estado vendendo tecidos e quinquilharias. As primeiras levas datam da década de 1860, intensificando muito a partir de 1880. Nas cidades como Pelotas, Porto Alegre, Bagé, Rio Grande e Santa Maria passaram também a ter comércios diversos na zona urbana. Por volta do início da década de 1920, Pelotas possuía a segunda comunidade sírio-libanesa mais numerosa do estado, atrás apenas de Porto Alegre. Desta época datam a criação na cidade da Sociedade Sírio-Libanesa, em 1917, e o Comitê Patriótico Sírio-Libanês, em 1918. Aliás, a primeira obra do grande poeta libanês Khalil Gibran foi primeiramente traduzida para o português em Pelotas, em 1920, por iniciativa do imigrante sírio José Mereb.

            Com o enriquecimento de algumas famílias, seus descendentes diversificaram as áreas de atuação, tendo surgido até arrozeiras e hotéis administrados por eles. Outro aspecto importante da comunidade migrante é o fato de serem majoritariamente cristãos do rito maronita e não muçulmanos.

            Em 1957, a comunidade sírio-libanesa de Pelotas voltou a se reunir em torno de suas tradições culturais e ocorreu a fundação da Sociedade Libanesa de Pelotas, situada à Rua Professor Dr. Araújo.

 

Fontes:

FRANCISCO, Julio César Bittencourt. Do Oriente Médio ao Sul do Brasil: a imigração de sírios e libaneses no Rio Grande do Sul (1890-1949). In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, n. 152, jul. 2017, pág. 69-97.

FRANCISCO, Julio César Bittencourt. Turco de cuia e bombacha: sírios e libaneses no Rio Grande do Sul. In: VII Encontro Regional Sul de História Oral, Joinville/SC, Univille, jun. 2015.

GILL, Lorena Almeida; LONER, Beatriz Ana; MAGALHÃES, Mario Osorio (orgs.). Dicionário de História de Pelotas. Pelotas/RS: Ed.UFPel, 2010.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...