segunda-feira, 20 de março de 2023

Sobrenome Meereis

 



Sobrenome metonímico que significa gelo marinho em alemão. Designa o antigo profissional responsável pelo corte do gelo existente no Mar do Norte ou também o comerciante deste produto interior adentro da Europa. O gelo marinho tende a ser mais compactado que o gelo de água doce e, em determinadas condições de temperatura e pressão atmosférica, tende a uma durabilidade maior. Na Idade Média, gelo marinho era levado a algumas feiras comerciais de cidades importantes e usado como conservante de alguns produtos, principalmente peixes e outros frutos do mar.

Quanto à distribuição e origem, trata-se de um sobrenome próprio das regiões setentrionais da Alemanha, Holanda e Polônia, além de ser encontrada em toda a Escandinávia.

A profissão é anotada desde o século X.

Sobrenome Matschiner



MATSCHINER - literalmente pode ser entendido como "maquinista", "operador de uma máquina", "mecânico". Existe no alemão moderno o termo Maschiner que corresponde a "operador de uma máquina". Bem, o que pesquisei e encontrei foi o seguinte: pode se referir a um artesão que maneja um tipo de máquina têxtil, ou ainda, uma máquina usada em carpintaria. Também pode se referir genericamente à "máquina de guerra". De acordo com a genealogista Erika Behrlau, a origem estaria relacionada a um soldado que operava uma manganela - uma espécie de catapulta usada em guerras medievais.

Em relação a Matschiner, somente uma observação: não pode ser entendido como "mecânico" na nossa acepção moderna, pois antes do século XVIII, esse conceito não existia. Como falei, ou está relacionado a um artesão têxtil, um carpinteiro ou um soldado. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...