terça-feira, 11 de agosto de 2015

Uma explicação americana para a origem do nome da Laguna dos Patos



Curiosa interpretação do viajante norte-americano sobre o nome da Laguna dos Patos, quando esteve no Rio Grande do Sul na década de 1930. Não fugiu ao senso comum de quem visita a região lagunar pela primeira vez. De certa forma, seu empirismo foi bastante lógico. A propósito, o nome da laguna (ou lagoa, em tempos idos) "dos patos" deve-se a antiga tribo homônima existente às suas margens.

Trecho extraído de: NASH, Roy. A conquista do Brasil: edição ilustrada. (trad. Moacyr N. Vasconcelos). Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1939, p. 254.

 "Desde a saída da barra o "Itajubá" ia navegando pelas águas rasas da lagoa dos Patos; e, ao passarmos por entre os arrozais que debruam o estreito canal, ao norte de Pelotas, descobrimos a origem do nome da lagoa, num bando de patos negros que, em formação irrepreensível, atravessava em direção a Leste. À medida que navegávamos para o Norte, novos bandos de patos selvagens levantavam voo das lagoas, e, como numerosas flotilhas de minúsculos hidroaviões, iam amerissar mais adiante; alvas garças reais, imóveis como pássaros empalhados fincados na lagoa, contemplavam o navio; um bando de colhereiros alçou voo ruidosamente e, ao longe, uma ema — o avestruz sul-americano — trotava displicentemente pelo campo. Sem dúvida, essas cenas desenrolam-se bem longe dos movimentados portos do Rio de Janeiro e de Santos."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...